‘Festa da Alegria’ promove inclusão para assistidos do Centro de Atenção Integral às Famílias PCDs em Maricá

‘Festa da Alegria’ promove inclusão para assistidos do Centro de Atenção Integral às Famílias PCDs em Maricá

17/10/2025 0 Por Francisco Avelino

Participantes tiveram contato com diversas atividades lúdicas e recreativas, como dança, jogos com bola e momentos de interação com os animais

Foto: Thamyris Mello

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Inclusão, realizou nesta sexta-feira (17/10) a Festa da Alegria do Centro de Atenção Integral às Famílias PCDs (CAIF), no sítio Alto Espraiado. O evento reuniu assistidos, familiares e profissionais em uma celebração voltada à inclusão, ao bem-estar e ao fortalecimento dos vínculos comunitários.
Durante o dia, os participantes tiveram contato com diversas atividades lúdicas e recreativas, como dança, jogos com bola e momentos de interação com os animais, reforçando o caráter terapêutico e integrador das ações promovidas pelo centro.

A secretária da Pessoa com Deficiência e Inclusão, Tatiana Castor, destacou a relevância da iniciativa para promover momentos de afeto, convivência e inclusão entre os envolvidos. “Hoje estamos aqui na Festa da Alegria do CAIF vivenciando um momento de interação, afeto e inclusão entre as famílias, os usuários e nossos profissionais. É uma atividade que reforça o compromisso da secretaria com o bem-estar e a qualidade de vida dos nossos assistidos”, afirmou.

De acordo com o coordenador do CAIF, Leonidio Guedes, a atividade marcou o encerramento de uma semana temática dedicada à convivência e à celebração da infância.

“Estamos hoje aqui celebrando a ‘Festa da Alegria’, em alusão ao Dia das Crianças. Tivemos uma semana cheia de atividades no CAIF, como o Dia do Cabelo Maluco, do Pijama, da Dança e o Show de Talentos, que eles adoram. Hoje é um dia livre, de integração entre os grupos, e estamos muito felizes de viver esse momento com nossos assistidos e toda a equipe”, destacou.

O CAIF é um equipamento público voltado ao atendimento de pessoas com deficiência e suas famílias, oferecendo acompanhamento psicossocial, atividades terapêuticas e oficinas educativas. As ações visam promover autonomia, desenvolvimento pessoal e inclusão social dos usuários.