Os dois mortos no incêndio do Shopping Tijuca são identificados pela Polícia Civil do RIO

Os dois mortos no incêndio do Shopping Tijuca são identificados pela Polícia Civil do RIO

03/01/2026 0 Por Francisco Avelino

Os dois eram brigadistas e foram encontrados na loja do subsolo, segundo bombeiros

Corpo de brigadista morta em incêndio no Shopping Tijuca é retirado — Foto: Giampaolo Morgado Braga

A Polícia Civil identificou na manhã deste sábado Anderson Aguiar do Prado e Emellyn Silva Aguiar Menezes como os dois mortos no incêndio ocorrido na noite de sexta-feira no Shopping Tijuca, na Zona Norte. Outras três pessoas ficaram feridas. A investigação está a cargo da 19ª DP (Tijuca).

A polícia informou ainda que perícia foi solicitada para o local e outras diligências estão em andamento para apurar as circunstâncias do incêndio. Bombeiros continuam atuando no local, com emprego de 65 militares de 15 unidades operacionais, com o apoio de 22 viaturas.

Em entrevista ainda na madrugada deste sábado o coronel Luciano Sarmento, subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros contou que os dois brigadistas mortos foram encontrados na loja do subsolo, onde ocorreu o incêndio. Ele disse ainda que é provável que eles tenham morrido tentando ajudar no combate às chamas e evacuação do local.Play Video

— Uma delas bem próximo ao foco original, no mezanino da loja, onde começou o fogo, e segunda vítima no térreo. Provavelmente desceu, tentou realizar o escape, mas não conseguiu. O fogo se concentra no subsolo do shopping numa loja com material de fácil combustão com artigos diversos de decoração, como colchões. Isso dificultou muito o trabalho de fazermos a exaustão da fumaça. Nossos bombeiros tiveram um trabalho hercúleo, de muita técnica de forma que não deixasse que esse fogo se propagasse e aí sim poderia ser uma grande tragédia — disse o subcomandante, na ocasião.

Às 20h50, um homem e uma mulher foram socorridos e levados para a UPA da Tijuca. Um outro homem foi encaminhado para o Hospital municipal Souza Aguiar, no Centro. Por volta das 21h40, uma quarta vítima foi retirada do shopping em uma maca. O homem aparece em imagens aparentemente desacordado, fazendo uso de máscara ligada a um balão com oxigênio.

O homem foi retirado às pressas do shopping, empurrado por bombeiros e brigadistas sobre uma maca. Ele usava sapato e calça social preta, além de uma blusa de tecido. Os agentes colocaram sobre o rosto dele uma máscara respiratória com reservatório de oxigênio e o levaram até uma ambulância, que ficou a portas fechadas. Segundo o Corpo de Bombeiros, ele foi levado, em estado grave, para o Souza Aguiar, mas já chegou sem vida.

Fonte: extra.globo.com/