Proteção Animal consegue lar para nove cães e gatos
30 de setembro de 2024Ação aconteceu em frente ao Centro de Comércio Popular (Cecop), no Centro
Foto: Elson Campos
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Proteção Animal, promoveu neste sábado (28/09) uma edição especial da campanha de adoção de cães e gatos em frente ao Centro de Comércio Popular (Cecop), no Centro. Durante a ação, nove animais resgatados das ruas ou disponibilizados por cidadãos receberam um novo lar. A iniciativa é realizada em conjunto com protetores do município, voluntários que resgatam e abrigam os animais até o momento da adoção.
Secretário de Proteção Animal, Otávio Duarte falou sobre a importância da adoção e contribuir para a retirada de animais abandonados das ruas. “Todos os animais foram resgatados, alguns por protetores. Com a feira de adoção, a gente também trabalha com a conscientização para ajudar a não ter mais esse abandono de animais”, afirmou.
Responsável por organizar as feiras, Jennifer Monteiro falou sobre a importância das ações já que diariamente cresce o número de solicitações referentes ao resgate de animais de rua. “A campanha de adoção ajuda a diminuir a quantidade de animais na rua porque os protetores resgatam os animais, só que muitas vezes não conseguem mantê-los”, explicou Jennifer.
Antes de serem doados, os animais passam por processo de aplicação de vermífugo e os adultos são castrados. A secretaria ainda oferece a castração de filhotes adotados a partir dos seis meses de idade.
O pequeno Arthur Santiago, de 11 anos, adotou uma nova amiguinha. “Amamos os animais, infelizmente precisamos doar nossa antiga cachorra. Estou muito feliz de ter pego essa nova amiga”, completou.
Campanha acontece online
A campanha de doação também é disponibilizada online pelas redes sociais da secretaria. Além das feiras de adoção, a secretaria, em parceria com a ONG Rio Ecopet, desenvolve campanha de sustentabilidade para recolher tampinhas plásticas e lacres de alumínio e trocá-las por ração para cães e gatos de protetores cadastrados no município e animais de rua.
A iniciativa foi criada também com foco na preservação do meio ambiente e tem apoio das secretarias de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento e de Cidade Sustentável, além da autarquia de Serviços e Obras de Maricá (Somar).