Sarau da Cultura Popular movimenta Polo do Centro
28 de junho de 2024Iniciativa teve dança, apresentações de poesia, música, casamento e muito mais
sexta-feira, 28 junho 2024
Foto: Anselmo Mourão
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppCopy Link
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura, promoveu nesta quinta-feira (27/06) mais um sarau com o tema “Sarau da cultura popular”, o cronograma teve com foco nas tradições populares, como o forró, o samba, o cordel e o bumba meu boi, por meio de dinâmicas literárias, músicas e palestras. A iniciativa, que reuniu dezenas de pessoas, contou com leituras, apresentação de dança, música, intervenção poética, casamento na roça, apresentação dos alunos, entre outras atividades.
“Temos o prazer de abrir as portas, esse portão mágico da cultura da Casa dos Arcos, porque aqui conseguimos fomentar e levar cultura, história e muita interação para todos. O sarau é mais uma oportunidade dos nossos artistas apresentarem suas obras, sejam elas poesias, músicas, danças, teatros ou outras formas de arte”, comentou o secretário de Cultura, Leandro Dasilva.
O sarau literário tem como objetivo valorizar a literatura e cultura, incentivando a leitura, escrita e todas as expressões artísticas. Ele promove o desenvolvimento pessoal, fortalece comunidades, facilita a troca de experiências, revela novos talentos e estimula o pensamento crítico. Assim, é um espaço importante para aprendizado, expressão e conexão social.
Ana Luiza, moradora do centro, destacou a felicidade em poder prestigiar esse momento de troca. “Eu amo sarau e estar aqui hoje me fez lembrar de como precisamos da troca de Cultura e de conhecimentos. Com certeza irei voltar mais vezes, pois fui muito bem acolhida aqui”, falou a jovem.
O participante Anselmo Mourão destacou a oportunidade. “Construo um poema, como um pintor em sua aquarela escolhendo a melhor nuança para compor e pintar seu quadro, mesma coisa a minha poesia, pois escolho as palavras para criar meus poemas. É sempre uma honra participar dos saraus do Maricá das Artes, amo o que faço e amo levar poemas meus para as pessoas”, disse.