Novembro azul: prevenção do câncer de próstata

Novembro azul: prevenção do câncer de próstata

1 de novembro de 2021 0 Por Natalia Aguiar

O mês de novembro começou e com ele começa também a campanha Novembro Azul sobre a prevenção e conscientização do câncer de próstata.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o câncer mais comum em homens, atingindo 1 a cada 8 homens no Brasil.

Sedentarismo, dietas ricas em gordura saturada e tabagismo aumentam a chance da doença. Homens que se expõem a produtos químicos tóxicos, como arsênio, produtos de petróleo, fuligem e dioxinas têm risco aumentado de diagnóstico de câncer de próstata.

Especialistas e médicos reforçam a importância de um diagnóstico precoce. “O exame de toque e PSA, aumenta a chance do diagnóstico precoce e tem mais de 90% de chances de cura se o tumor for localizado”, disse o oncologista Raphael Brandão.

O Novembro Azul foi criado justamente para ajudar homens a se livrarem do preconceito e tabu de procurarem ajuda médica não só quando sentirem algum desconforto, mas sim como forma de prevenção. A recomendação é que o exame de próstata seja realizado anualmente a partir dos 40 anos.