Prefeitura do Rio reabre Casa de Convivência Maria Haydee, na Gávea


Prefeitura do Rio reabre Casa de Convivência Maria Haydee, na Gávea


19 de agosto de 2021 0 Por Francisco Avelino

Quarto a retomar as atividades, espaço, que completou 13 anos, terá uma van disponível para levar idosos de Copacabana até a Gávea

Crédito: Marcelo Alvarenga / Prefeitura do Rio / Crédito: Assessoria de Comunicação SEMESQV

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, reabriu, nesta quinta-feira (19/08), a Casa de Convivência Maria Haydee, na Gávea, zona Sul da cidade. Este é o quarto espaço reaberto depois de passar mais de um ano e meio fechado por conta da pandemia da Covid-19. No último dia 08, a Casa completou 13 anos.

Seguindo todos os protocolos sanitários, as atividades como: dança, funcional, yoga, corpo em movimento, teatro e livro criativo serão feitas do lado de fora. Além disso, a SEMESQV disponibilizou uma van que sairá do Corte Cantagalo, em Copacabana, todos os dias, de hora em hora, a partir das 7h30 em direção à Gávea.

As Casas de Convivência são espaços de socialização e promoção da qualidade de vida do seu público alvo, formado por pessoas de ambos os sexos, a partir de 60 anos. O secretário municipal do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Junior da Lucinha, ressaltou a importância da Casa de Convivência na vida dos idosos.

– Essa reabertura representa esperança para os idosos. Uma reabertura com segurança. Do lado de dentro apenas atendimento com a assistente social e psicólogo. É um momento de muita felicidade para a secretaria. Em breve reabriremos a Casa Padre Veloso, em Botafogo, e até o fim do ano todas as Casas de Convivência estarão funcionando – afirmou o secretário.

Para a idosa Vera Pereira, de 71 anos, a Casa de Convivência Maria Haydee estava fazendo muita falta.

 – Foi muito ruim esse um ano e meio sem atividade. A gente não tem dinheiro para pagar academia, então é maravilhoso voltar e, claro, é importante manter o distanciamento social e uso de máscaras. Nossa saúde e bem estar agradecem – disse ela.

Os requisitos para frequentar as Casas de Convivência são: ter 60 anos ou mais e já ter sido vacinado contra a Covid-19, com um intervalo de 14 dias após a segunda dose, apresentando a caderneta de vacinação.  As inscrições já estão abertas. Os interessados devem levar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e três fotos 3X4.