Hospitais de Maricá atuam com a sua capacidade máxima de atendimento

1 de abril de 2021 0 Por Francisco Avelino

O agravamento da pandemia da Covid-19 em todo o país, e que atinge também a cidade de Maricá, não pegou a cidade despreparada.

A Rede de Urgência e Emergência (RUE) dedicada à pandemia está operando com toda a sua estrutura em capacidade máxima de atendimento. Hoje, dos cerca de 5 mil profissionais de Saúde do time, pelo menos metade tem algum vínculo com esse trabalho na RUE, que abrange os hospitais Conde Modesto Leal (Centro), Dr. Ernesto Che Guevara (São José do Imbassaí), a UPA (Inoã) e o Posto de Emergência 24h Santa Rita (Itaipuaçu).

É um exército mobilizado e dedicado a oferecer atendimento a todos que precisam, mas que necessita do apoio da população para continuar mantendo o seu alto nível de eficiência.

O relaxamento da população com as medidas de proteção contra a Covid-19, como o uso de máscaras, por exemplo, trouxe impactos à operação da rede. Somente nos últimos 15 dias dobrou o número de pacientes com faixa etária mais jovem que deram entrada no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara.

O número de internações nesta unidade também é bastante expressivo: em fevereiro e março houve um aumento de 158%. Somente em 24 horas foram registradas 30 internações no último fim de semana.

O consumo da farmácia hospitalar da unidade teve um aumento de 66%. E além do mais, o mês de março registrou a maior quantidade de pacientes internados na série histórica, com 258 pacientes. Em termos de atendimentos, o número mostra bem o tamanho do esforço da rede. Só a UPA de Inoã registrou 5.947 atendimentos, enquanto o posto Santa Rita realizou 2.875; o Hospital Municipal Conde Modesto Leal efetuou 323; o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), 7. Os polos de atendimento localizados no Centro e Itaipuaçu, que são a porta de entrada de pacientes com suspeita de Covid-19, também tiveram um aumento da demanda. No mês de março, por exemplo, foram registrados 3.751 atendimentos no polo do Centro e 2.445 no de Itaipuaçu.

Somente no último dia do mês de março foram computados 155 atendimentos para Covid na tenda do Centro, 118 na UPA de Inoã e 103 no Polo de Itaipuaçu. “Ao longo dos dias, temos ultrapassado o número de 100 atendimentos por Covid-19. São mais de 300 atendimentos por dia nessas unidades”, ressaltou o subsecretário da Rede de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde, o médico infectologista Marcelo Velho.