Fiscalização de barreiras e praias terá 190 agentes nas ruas

Fiscalização de barreiras e praias terá 190 agentes nas ruas

25 de março de 2021 0 Por Francisco Avelino

Foto: Divulgação / Clarildo Menezes

Um efetivo de aproximadamente 190 agentes vai atuar nas ruas de Maricá, a partir desta sexta-feira (26/3), para garantir o cumprimento das determinações do decreto anunciado pelo prefeito Fabiano Horta na terça-feira (23), que pôs a cidade na Bandeira Laranja de prevenção à Covid-19. De acordo com a Secretaria de Ordem Pública e Gabinete Institucional (Seop), 20 integrantes do órgão estarão em ação juntamente com outros 120 policiais do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) e cerca de 50 da Guarda Municipal, todos com apoio das secretarias de Proteção e Defesa Civil e de Trânsito e Engenharia Viária.

As oito barreiras sanitárias serão instaladas em Ponta Negra (próximo ao acesso a Jaconé), Bambuí (na Avenida Antônio Callado), Serra do Lagarto, Ubatiba (junto ao módulo de segurança), Barra de Maricá (rotatória de Zacarias) e em três pontos de Itaipuaçu (rotatória da Avenida Gilberto Carvalho, Estrada dos Cajueiros e Recanto). No Espraiado e na praia da Sacristia (também em Ponta Negra) não haverá essas barreiras, mas o acesso de frequentadores mesmo a pé não será permitido.

As tendas com os agentes vão funcionar durante o fim de semana e retornam na quinta-feira (01/4), em razão do feriado da Semana Santa. Neste período, o acesso só será permitido se for comprovada a residência no município. O secretário de Ordem Pública, Júlio Cesar Veras, recomenda que mesmo os moradores que não pretendem sair da cidade levem consigo algum comprovante, ainda que os deslocamentos sejam curtos.

“As barreiras foram um pedido da população que estamos atendendo agora. Por isso, é importante a colaboração de quem mora na cidade para evitar transtornos”, afirmou o secretário, lembrando que a fiscalização noturna a bares, restaurantes, boates e também ao comércio em geral vai continuar nos próximos dias.

Nas praias da cidade também haverá vigilância permanente. Equipes da Defesa Civil vão monitorar a faixa de areia, onde somente atividades físicas individuais serão permitidas e os guarda-vidas estarão em funções de apoio em doze pontos de orientação na orla. Itaipuaçu terá pontos de bloqueio e orientação nas pontes da Avenida Zumbi dos Palmares, das ruas Professor Cardoso de Menezes (antiga Um), Douglas Marques Rienti (antiga 83), 53 e 116, com equipes realizando ainda ronda ostensiva. Em toda a orla, agentes da Seop estarão coibindo o estacionamento com auxílio de caminhões reboque.

O órgão  conta ainda com o Disque Aglomeração: 96809-1516, que também funciona como WhatsApp. Segundo Júlio Veras, o setor de Inteligência da secretaria monitora as redes sociais para identificar qualquer mobilização suspeita, como chamadas para festas clandestinas.

“A pandemia não é mais uma novidade para as pessoas, pois já estamos enfrentando essa situação há um ano. É preciso que a população tenha consciência que estamos tratando de vidas a salvar”, concluiu Veras.