Amilar Dutra, ex-presidente da OAB de Maricá, morre de Covid-19

Amilar Dutra, ex-presidente da OAB de Maricá, morre de Covid-19

31 de dezembro de 2020 0 Por Francisco Avelino

O ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Maricá, Anular Dutra, de 63 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira (31), vítima de Covid-19.

Amilar estava internado a cerca de 15 dias no Hospital Municipal Doutor Ernesto Che
Guevara, em Maricá, tratando da doença. Na semana passada ele chegou a sofrer uma aparada cardíaca, e seguia no entubado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI), em estado grave. Ele que era Conselheiro Ambiental do Supremo Tribunal Federal (STF), não resistiu.

Amilar presidiu a subseção por quatro mandatos, da OAB de Maricá, entre 2007 e 2018, e teve sua trajetória marcada pela luta por melhorias para o cotidiano da classe. Durante sua gestão, a sede da avocacia local foi completamente reformada e passou a oferecer aos colegas da região condições para o pleno exercício profissional. Ainda neste período foram instaladas no município novas varas do Trabalho e Criminal, após diversos pleitos da Ordem. A elevação de Maricá à Entrância Especial, concretizada em 2020, também teve início sob o comando de Amilar.

A OAB decretou três dias de luto.

“Um marcante homem de Ordem. Tive o privilégio de conviver com Amilar quando nós dois éramos presidentes de subseção e pude acompanhar sua batalha em defesa de nossa classe. Hoje é um dia triste, a advocacia do Rio de Janeiro perde um colega dos mais combativos, mas seu legado ficará para as futuras gerações”, afirmou o presidente da Seccional, Luciano Bandeira.