Vírus Nipah está a preocupar a Ásia: como se transmite e quais os sintomas?

Vírus Nipah está a preocupar a Ásia: como se transmite e quais os sintomas?

01/02/2026 0 Por Francisco Avelino

A Organização Mundial da Saúde já descreveu o vírus como um agente patogénico prioritário devido ao seu potencial para desencadear uma epidemia.

BSIP

As autoridades de saúde da Índia emitiram esta segunda-feira um alerta epidemiológico depois de confirmarem um novo surto do vírus Nipah, que já resultou em pelo menos um morto e cinco casos confirmados e levou à quarentena de 100 pessoas.

O vice-diretor de Saúde do Governo de Bengala Ocidental, Subarna Goswami, admitiu à agência de notícias indiana ANI que podem surgir mais casos, “considerando que o período de incubação do vírus Nipah varia entre quatro a 45 dias”.

O que é o Nipah?

O Nipah é um vírus hemorrágico que causa febre alta, cefaleia, vómitos, dor de garganta, problemas respiratórios e mialgias, entre os sintomas iniciais, e encefalite, numa fase mais avançada, apresentando uma taxa de mortalidade superior a 70%. Em casos mais graves, a encefalite pode levar a um estado de coma que pode durar 48 horas.

Os surtos do vírus Nipah, para o qual ainda não existe vacina ou cura aprovadas, ocorrem quase anualmente no Bangladesh e no estado indiano vizinho de Bengala Ocidental, ocasionalmente, noutros países do sul e sudeste da Ásia.

A Índia registou os primeiros surtos em humanos, em Bengala Ocidental, em 2001 e 2007, quando foram registadas pelo menos 50 mortes.

Vírus Nipah está a preocupar a Ásia: como se transmite e quais os sintomas?
Manjurul

O surto mais recente, em julho de 2025, resultou em duas mortes no estado de Kerala, no sul do país.

O vírus foi identificado pela primeira vez na Malásia, em 1998, na região que lhe deu o nome.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já descreveu o vírus como um agente patogénico prioritário devido ao seu potencial para desencadear uma epidemia. O vírus tem sido associado a dezenas de mortes no estado de Kerala desde que foi registado pela primeira vez, em 2018.

Como é transmitido?

O vírus Nipah pode ser transmitido de animais para humanos e de pessoa para pessoa, de acordo com a OMS.

Os principais portadores são os morcegos frugívoros. Os humanos podem ser infetados através do contacto direto com morcegos infetados ou outros animais, como o porco, ou pelo consumo de alimentos contaminados com saliva, urina ou fezes de morcegos.

Também já foram relatados casos de transmissão entre humanos, particularmente através do contacto próximo com fluidos corporais de uma pessoa infetada.

Hong Kong reforça controlo a viajantes vindos da Índia

O Governo de Hong Kong anunciou um reforço dos controlos de saúde para os viajantes que chegam ao aeroporto da região chinesa vindos da Índia.

Num comunicado publicado na segunda-feira à noite, o diretor do Serviço para a Proteção da Saúde, Edwin Tsui Lok Kin, confirmou o destacamento de equipas para o aeroporto.

O objetivo é “realizar o rastreio da temperatura dos viajantes nas portas de embarque relevantes, realizar avaliações médicas em viajantes sintomáticos e encaminhar casos suspeitos com potencial impacto na saúde pública para os hospitais para exame”, explicou o dirigente.

Apesar da medida, Edwin Tsui sublinhou que, até à data não foi registado em Hong Kong nenhum caso de infeção pelo vírus Nipah e que não existem voos diretos entre o território e Calcutá, capital do estado indiano de Bengala Ocidental.

Fonte: Com Lusa