Secretaria de Estado de Saúde certifica primeira unidade médica do estado localizada em Aldeia indígena como “Amiga da Amamentação”
09/12/2025Profissionais da unidade passaram por treinamento de um ano de promoção e apoio ao aleitamento materno
A Unidade Básica de Saúde Sapukai Cacique Domingos Venite, em Angra dos Reis, foi a primeira aldeia indígena do estado do Rio de Janeiro a receber a certificação “Amiga da Amamentação” pela Secretaria de Estado de Saúde. Ela cumpriu “Os Dez Passos” de incentivo ao aleitamento recomendados pela SES. A cerimônia de entrega aconteceu nesta terça-feira (09/12), com a presença da Secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, e autoridades locais.
O posto de saúde foi construído em 2022 pela Prefeitura e conta com os serviços de pré-natal, imunização, atendimento pediátrico, odontológico, saúde mental, entre outros. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e realiza 200 atendimentos por mês. A aldeia Sapukai é a maior do estado com cerca de 500 habitantes.
A secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, declarou que a certificação representa um reconhecimento. Segundo ela, as ações da unidade indígena em prol da promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno contribuem para a saúde e o bem-estar dos bebês.
“A certificação, a primeira entregue dentro de uma aldeia indígena, foi concedida devido às ações exitosas desenvolvidas em prol do incentivo ao aleitamento materno. Toda a equipe passou por treinamento, as grávidas foram informadas sobre os benefícios e boas práticas do aleitamento materno, além do conhecimento que foi universalizado à comunidade”, ressaltou a secretária de Estado de Saúde.
Um grupo de 20 indígenas fez uma apresentação. Crianças e mulheres cantaram músicas da etnia Guarani Mbya, que retratam cânticos de agradecimento à Lua, ao Sol, à sabedoria e à demarcação de Terra. O Cacique Karai Mirim Algemiro da Silva coordenou a apresentação. Por ano, nascem de seis a dez crianças na aldeia e os partos são feitos pelas próprias indígenas. A amamentação dos recém-nascidos é feita por um ano.
Para o secretário municipal de saúde de Angra dos Reis, Rodrigo Ramos, a cerimônia, que aconteceu pela primeira vez em um território originário, constitui um marco histórico para o estado e para o município de Angra dos Reis.
“Representa o reconhecimento à comunidade, respeito às tradições e aos costumes. O leite materno é o melhor alimento que o bebê precisa para ter uma saúde plena e se proteger das doenças. A iniciativa fortalece a saúde pública e garante o futuro de novas gerações”, ressaltou Ramos.
Os “Dez Passos” para a certificação incluem ter uma política escrita, capacitar a equipe, orientar as gestantes, iniciar precocemente a amamentação, ensinar o manejo adequado, evitar suplementações, garantir o alojamento conjunto, respeitar a livre demanda, não utilizar bicos ou chupetas e manter grupos de apoio ativos.
Esta é a terceira certificação que a Secretaria de Estado de Saúde emite ao município de Angra do Reis: Clínica de Saúde da Família do Centro, Jacuecanga e Cacique Domingos Venite.







