Secretaria de Estado de Saúde certifica primeira unidade médica do estado localizada em Aldeia indígena como “Amiga da Amamentação”

Secretaria de Estado de Saúde certifica primeira unidade médica do estado localizada em Aldeia indígena como “Amiga da Amamentação”

09/12/2025 0 Por Francisco Avelino

Profissionais da unidade passaram por treinamento de um ano de promoção e apoio ao aleitamento materno 

A Unidade Básica de Saúde Sapukai Cacique Domingos Venite, em Angra dos Reis, foi a primeira aldeia indígena do estado do Rio de Janeiro a receber a certificação “Amiga  da Amamentação” pela Secretaria de Estado de Saúde. Ela cumpriu “Os Dez Passos” de incentivo ao aleitamento recomendados pela SES. A cerimônia de entrega aconteceu nesta terça-feira (09/12), com a presença da Secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, e autoridades locais.

O posto de saúde foi construído em 2022 pela Prefeitura e conta com os serviços de pré-natal, imunização, atendimento pediátrico, odontológico, saúde mental, entre outros. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e realiza 200 atendimentos por mês. A aldeia Sapukai é a maior do estado com cerca de 500 habitantes. 

A secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, declarou que a certificação representa um reconhecimento. Segundo ela, as ações da unidade indígena em prol da promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno contribuem para a saúde e o bem-estar dos bebês.

“A certificação, a primeira entregue dentro de uma aldeia indígena, foi concedida devido às ações exitosas desenvolvidas em prol do incentivo ao aleitamento materno. Toda a equipe passou por treinamento, as grávidas foram informadas sobre os benefícios e boas práticas do aleitamento materno, além do conhecimento que foi universalizado à comunidade”, ressaltou a secretária de Estado de Saúde.

Um grupo de 20 indígenas fez uma apresentação. Crianças e mulheres cantaram músicas da etnia Guarani Mbya, que retratam cânticos de agradecimento à Lua, ao Sol, à sabedoria e à demarcação de Terra. O Cacique Karai Mirim Algemiro da Silva coordenou a apresentação. Por ano, nascem de seis a dez crianças na aldeia e os partos são feitos pelas próprias indígenas. A amamentação dos recém-nascidos é feita por um ano.

Para o secretário municipal de saúde de Angra dos Reis, Rodrigo Ramos, a cerimônia, que aconteceu pela primeira  vez em um território originário, constitui um marco histórico para o estado e para o município de Angra dos Reis.

“Representa o reconhecimento à comunidade, respeito às tradições e aos costumes. O leite materno é o melhor alimento que o bebê precisa para ter uma saúde plena e se proteger das doenças. A iniciativa fortalece a saúde pública e garante o futuro de novas gerações”, ressaltou Ramos.

Os “Dez Passos” para a certificação incluem ter uma política escrita, capacitar a equipe, orientar as gestantes, iniciar precocemente a amamentação, ensinar o manejo adequado, evitar suplementações, garantir o alojamento conjunto, respeitar a livre demanda, não utilizar bicos ou chupetas e manter grupos de apoio ativos.

Esta é a terceira certificação que a Secretaria de Estado de Saúde emite ao município de Angra do Reis: Clínica de Saúde da Família do Centro, Jacuecanga e Cacique Domingos Venite.