Mostra Novo Cine Latinoamericano emociona público com produções de estudantes de Maricá no Cine Henfil

Mostra Novo Cine Latinoamericano emociona público com produções de estudantes de Maricá no Cine Henfil

14/08/2025 0 Por Francisco Avelino

Evento exibiu filmes criados durante intercâmbio na Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba e promoveu debate com diretores e realizadores

Fotos: Elsson Campos


A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura e Utopias, realizou nesta quarta-feira (13/08) a Mostra Novo Cine Latinoamericano, no Cine Henfil, com a exibição de doze curtas e documentários produzidos por estudantes do curso de Cinema do município durante intercâmbio na prestigiada Escuela Internacional de Cine y Televisión (EICTV), em Cuba. O evento reuniu cineastas, familiares, representantes da escola cubana e moradores da cidade, promovendo uma noite de celebração à arte, ao audiovisual latino-americano e à potência criativa da juventude maricaense.

A programação contou com a apresentação de filmes autorais com duração média de três minutos, seguidos de um bate-papo entre os realizadores e os diretores da EICTV. Os estudantes selecionados para o intercâmbio participaram ativamente da produção das obras, desde o roteiro até a montagem final, orientados por professores da renomada escola cubana.

Judith Castillo, chefe da Cátedra Polivalência da EICTV, destacou a importância do intercâmbio. “Na EICTV, os alunos têm formação em todas as especialidades e, já no primeiro ano, escrevem e dirigem um curta de três minutos. O foco está no processo de aprendizado e na colaboração entre áreas. A experiência com os estudantes de Maricá foi inspiradora e esperamos que seja a primeira de muitas”, disse.

O público presente se emocionou com as produções e elogiou a diversidade de temas e linguagens abordadas, que vão desde questões identitárias até experimentações poéticas e estéticas típicas do cinema latino-americano contemporâneo.

“Participar desse intercâmbio foi uma experiência transformadora. É essencial que Maricá siga construindo parcerias para repensar o imaginário latino-americano no cinema, e que a cidade se abra cada vez mais a ações e linguagens cinematográficas diversas”, disse João Quadros, diretor do curta ‘Anticlima’.