
Arraial do Cabo divulga balanço do Carnaval 2025
7 de março de 2025Prefeitura reforça fiscalização, segurança e limpeza para garantir folia organizada e tranquila
Arraial do Cabo encerrou as operações de Carnaval com um saldo positivo das ações realizadas entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março. Durante o período festivo, mais de 800 mil visitantes passaram pela cidade, além dos moradores que aproveitaram a festa. Para garantir a segurança e o ordenamento, uma força-tarefa intersetorial atuou em diversas frentes. Confira os principais resultados!
Com uma programação especial organizada pela Secretaria de Governo e Eventos, a cidade garantiu dias de folia inesquecíveis. Três arenas foram montadas no Centro e distritos de Monte Alto e Figueira, recebendo grandes atrações, como as baterias das escolas de samba Beija-Flor, campeã do Carnaval carioca, Mangueira e União da Ilha. Também passaram pelos palcos nomes como Cátia Valois, Will Galdino, Bira Bello, Carrossel de Emoções, Pakerê e Churumello, garantindo um repertório variado para embalar a festa.
E tinha espaço pra todo mundo! O Carnakids transformou a Praça do Sindicato em um mar de confete e alegria, o Carnaval da Melhor Idade fez todo mundo dançar em uma programação que contou com o apoio da secretaria de Educação, por meio da subsecretaria de Cultura.
A Arena dos Blocos, na Praia dos Anjos, virou ponto de encontro de quem não abre mão de seguir o trio. No total, quase 20 blocos tomaram as ruas, espalhando a energia contagiante do povo cabista.
Mas nem todo mundo estava lá só pra curtir, a Secretaria de Serviços Públicos intensificou o trabalho de limpeza durante o Carnaval e removeu 407 toneladas de lixo das ruas e praias do centro e dos distritos. O volume foi cerca de 15% menor em comparação a 2024, quando quase 480 toneladas foram recolhidas.
Os dias de maior acúmulo de resíduos foram 28 de fevereiro (94 toneladas) e 4 de março (95 toneladas). Já o lixo hospitalar coletado no período somou 1 tonelada.
O Instituto de Desenvolvimento de Arraial do Cabo (Idac) reforçou a limpeza em acessos estratégicos, como rodoviária, praças, escadaria do Atalaia, estacionamento de ônibus e banheiros públicos. A equipe de elétrica do Idac também deu apoio aos eventos de carnaval e à iluminação pública.
Meio ambiente
Enquanto os blocos tomavam as ruas, a Prefeitura, por meio da Secretaria do Ambiente e Saneamento estava nas áreas naturais garantindo que a festa não deixasse marcas no meio ambiente.
Foram dias de monitoramento, orientações e, claro, alguns desafios inesperados—como um incêndio em vegetação próximo a Monte Alto, que exigiu uma ação rápida para evitar danos maiores.
As equipes marcaram presença nos pontos mais sensíveis da cidade, como a escadaria das Prainhas do Pontal, trilha do Forno, Prainha, Praia Grande, Praia dos Anjos, Lagoa Vermelha, Praia do Pontal, acesso à Ponta da Alcaíra e nas orlas lagunares e oceânicas, sempre de olho para manter tudo em ordem.
E teve fiscalização também! Além de orientar os foliões sobre o uso responsável dos espaços naturais, a equipe encaminhou uma pessoa à delegacia por estacionamento clandestino, supressão de vegetação e desacato aos fiscais ambientais. Também coibiu estacionamento irregular na faixa marginal de proteção (FMP) e garantiu que som alto e churrascos na beira da lagoa não roubassem a cena.
Turismo
Durante o Carnaval, a Secretaria de Turismo esteve presente nos principais eventos da cidade, como os blocos de rua, a arena dos blocos, o Carnakids e o Carnaval da Melhor Idade. Além de acompanhar o fluxo de visitantes, a equipe prestou apoio aos setores de fiscalização nos pontos de maior movimentação turística.
Entre as principais ações da pasta, destacam-se a criação de uma cartilha de uso consciente das praias, disponível presencialmente nos Pontos de Informações Turísticas (PITs); pesquisas de demanda turística em diferentes pontos da cidade, com o objetivo de traçar o perfil dos visitantes e avaliar a experiência no destino; monitoramento do fluxo de turistas em praias e no Cais, garantindo suporte e organização; fiscalização no estacionamento municipal de veículos de turismo, verificando autorizações e a presença de guias credenciados e o atendimento nos Postos de Informações Turísticas, que funcionaram durante todo o feriado para orientar visitantes e moradores.
Campanha de conscientização nas redes
Para reforçar as regras da cidade durante o Carnaval, a Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Comunicação, lançou uma campanha digital voltada às redes sociais. Com uma abordagem leve e criativa, as publicações atingiram mais de 1,3 milhão de visualizações entre quinta-feira (27) e terça-feira (4).
O engajamento também foi expressivo, com 35 mil interações no Instagram e 500 mil visualizações no Facebook.
Ao todo, foram publicadas 44 postagens e mais de 80 stories, abordando temas essenciais como direção responsável, respeito, segurança e o cumprimento das leis e decretos municipais.
Saúde e bem-estar
Durante o período de Carnaval, as equipes de saúde de Arraial do Cabo trabalharam intensamente para garantir atendimento rápido e eficaz a moradores e visitantes. Somente no Pronto-Socorro de Figueira, foram realizados 1.038 atendimentos, com 709 consultas clínicas e 329 pediátricas. Além disso, 25 ocorrências foram atendidas por ambulâncias no local, resultando em 16 transferências para o Hospital Geral e 14 resgates.
Próximo às arenas de Carnaval, as equipes médicas estiveram presentes para atender possíveis emergências. No total, durante os 4 dias de festas, foram 16 atendimentos na Praia dos Anjos, 11 atendimentos em Figueira e 20 atendimento em Monte Alto.
O serviço de resgate também atuou com rapidez. Foram 46 atendimentos no Centro e 15 atendimentos nos distritos. Já o Pronto-Socorro do Hospital Geral realizou um total de 1.168 atendimentos entre os dias 28 de fevereiro e o dia 4 de março, reforçando a estrutura hospitalar para lidar com a alta demanda do feriado.
A cidade já está se preparando para os próximos eventos, mantendo o compromisso com a organização, a segurança e a qualidade da experiência para moradores e turistas.