Somar conclui içamento de vigas da passarela de Inoã

Somar conclui içamento de vigas da passarela de Inoã

15 de novembro de 2024 0 Por Francisco Avelino

Estrutura com dimensão de aproximadamente 216 metros está sendo construída na entrada de Itaipuaçu

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maricá, por meio da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), concluiu o içamento de duas grandes peças que compõem o vão central da nova passarela de Inoã, localizada no loteamento Vivendas, próxima à entrada de Itaipuaçu, na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106). A próxima etapa será a urbanização do entorno e a construção dos acessos à nova passarela, para que seja liberada.

A obra foi autorizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), órgão estadual responsável pela via, e está sendo realizada com recursos próprios do município, com previsão de ser concluída em dezembro de 2024, para garantir a segurança na travessia naquela localidade.

Durante todo o processo de içamento das peças, com aproximadamente 29 toneladas cada uma, a segurança e o conforto de todos foram priorizados. Agentes da Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária estiveram presentes para coordenar o tráfego de veículos. Para garantir a segurança da operação, o trânsito foi liberado em meia pista, alternando entre os sentidos Niterói e Maricá à medida que as peças iam sendo içadas.

A operação foi acompanhada pelo presidente da Somar, Jorge Heleno e equipes da Diretoria Operacional de Obras Indiretas.

Com dimensão total de 216,42 metros, a estrutura conta com rampas de acesso lineares no sentido Maricá, e em formato de “caracol” no sentido Niterói. A travessia é composta por três vigas com apoio sobre dois pilares no canteiro central.

Travessia segura em Maricá

A Prefeitura de Maricá construiu, em menos dois anos, outras três passarelas na Rodovia Amaral Peixoto e todas com recursos próprios do município para garantir travessia segura para a população.  A primeira delas foi instalada na altura do loteamento Manu Manuela, em São José do Imbassaí. A estrutura de 50 metros de comprimento tem rampas de acessibilidade e o local ganhou urbanização no entorno.

A segunda estrutura foi instalada no Km 25, no Parque Nanci, com 32 metros de comprimento, dois metros de largura e rampas de acessibilidade.  A terceira travessia foi erguida na altura do Km 23, com 30 metros de comprimento, escada e rampa. Esta é a primeira do município a contar com elevador, observando a necessidade dos pacientes que utilizam o serviço do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara.