Professor Cosplay faz sucesso na Flim

Professor Cosplay faz sucesso na Flim

10 de novembro de 2024 0 Por Francisco Avelino

Renan Silva Lopes divertiu alunos e o público tirando fotos fantasiado de personagem de jogo eletrônico na Festa Literária de Maricá

Foto: Anselmo Mourão

Aos 31 anos, Renan Silva Lopes é um professor pra lá de diferente que, além de já ter conquistado a admiração dos seus alunos, também atraiu a atenção do público da Flimzinha, área destinada a crianças e adolescentes da Festa Literária Internacional de Maricá (Flim). Na sexta-feira (08/11), ele podia ser visto circulando pelo espaço fantasiado de Zhongli, personagem do jogo eletrônico Genshin Impact, ao lado de seis alunos do 5º ano da Escola Municipal Alcebíades Afonso Viana Filho, onde trabalha desde 2013.

Ele conta que começou a se fantasiar numa festa para crianças da escola, quando se vestiu de “Batman” pela primeira vez. “Eu agora sempre venho fantasiado nos eventos para que meus alunos possam viver um momento único. Sou um professor muito diferente e com certeza eles nunca tiveram ninguém parecido na vida deles, que brinca, se diverte, ensina e ajuda realmente”, disse Renan.

A brincadeira de Cosplay (fantasias que representam personagens) começou a ganhar seriedade na Maricá Games, quando ele se fantasiou e começou a interagir com as pessoas ao lado dos alunos. “Eles têm aquele olhar de admiração e fazem questão de dizer que sou o professor deles, exibindo para todos que eles conhecem e encontram no caminho. Eu acho tudo isso muito especial”, contou com brilho nos olhos de emoção.

O professor também já se fantasiou de “Ninja”, “Pantera Negra” e “Gato de Botas”, entre outros personagens, e vem participando de eventos do universo game e cultura Geek, como a Comic Com Experience, em São Paulo; e o Picnic Cosplay, em Niterói.

Mas o que o motivou a vestir personagens de games e heróis de histórias em quadrinhos, séries e filmes foi a perda da sua ex-namorada, que faleceu em 2022 após lutar contra um câncer. A situação de luto acabou sendo um incentivo para ele voltasse a criar novas fantasias, pois a primeira foi usada ao lado dela em uma edição anterior da Flim.

“Me senti muito feliz naquele dia, rodeado de crianças e aquela referência que muitas vezes vi no quadrinho e estar ali presente, podendo tirar foto, sorrir e brincar. Eu trago isso para minha vida. Acho fantástico quando eles podem ver que o professor não é só aquela pessoa que ensina, mas que transforma o mundo deles em algo especial e único”, declarou o professor, que ganhou o apoio da mãe que gosta de ver a caracterização das suas fantasias.

Renan também é aluno do programa Passaporte Universitário e cursa o terceiro período de Pedagogia na Faculdade de Vassouras, em Maricá.