Chuvas torrenciais em Espanha. Há dezenas de desaparecidos

Chuvas torrenciais em Espanha. Há dezenas de desaparecidos

31 de outubro de 2024 0 Por Francisco Avelino

Mau tempo deixou aldeias, estradas, ruas e campos inundados. Os carros foram arrastados pela água e ficaram presos em autoestradas.

Pelo menos 92 pessoas morreram e dezenas estão desaparecidas em Valência, Espanha, depois de uma tempestade ter inundado ruas, arrastado carros e deixado centenas de pessoas presas pela água, segundo último balanço divulgado no El Mundo. A região foi assolada por chuvas torrenciais e inundações na última noite e madrugada, segundo o governo regional da Comunidade Valenciana.

A localidade do município de Albacete sofreu uma forte inundação, que arrastou dois funcionários municipais dentro de um veículo que ainda não foi encontrado. 

Cheias em Espanha Foto: Alberto Saiz / AP Photo
Cheias em Espanha
Foto: Alberto Saiz / AP Photo

Dezenas de pessoas ficaram retidas em diferentes pontos da província de Valência, incluindo em centros comerciais, veículos, telhados ou árvore. A precipitação na região de Valência foi a mais elevada em 24 horas desde 11 de setembro de 1966, de acordo com dados oficiais. 

Qué barbaridad! Impresionantes imágenes que nos llegan desde Letur, donde el arroyo se ha desbordado completamente, y afecta de esta manera a las calles de su casco antiguo. Esperamos que no haya ningún herido. #DANA #Albacete #meteoAB© @Gomarizo pic.twitter.com/SuuX54v5Aj— Meteo?Hellín (@MeteoHellin) October 29, 2024

Comissão de crise

O governo de Espanha criou uma comissão de crise para monitorizar os efeitos da tempestade na costa mediterrânica e em Albacete, enquanto o rei Felipe VI disse acompanhar “com grande preocupação as consequências devastadoras” das inundações. 

Também um comboio de alta velocidade com quase 300 pessoas a bordo descarrilou na terça-feira perto de Málaga, mas as autoridades confirmaram que ninguém ficou ferido.

imgpsh_fullsize_anim (2).jpg
Cheias em Espanha Fotos Saiz / AP Photo

imgpsh_fullsize_anim (3).jpg

2024-10-30T081518Z_59569134_RC2VUAAUST12_RTRMADP_3_EUROPE-WEATHER-SPAIN-STORM.JPG

imgpsh_fullsize_anim.jpg
Cheias em Espanha Fotos Saiz / AP Photo

O serviço ferroviário de alta velocidade entre Valência e Madrid foi interrompido, assim como várias linhas suburbanas. 

Várias autoestradas foram interditadas e a autoridade aeroportuária indicou que 12 voos foram desviados e dez cancelados no aeroporto de Valência, onde as pistas ficaram inundadas.

A capital e vários municípios da província de Valência suspenderam as aulas esta quarta-feira, devido à situação meteorológica. 

Sánchez pede a cidadãos que “não baixem a guarda” perante a emergência

Pedro Sánchez, primeiro ministro espanhol, deslocou-se esta quarta-feira a Moncloa onde mostrou solidariedade pelas vítimas das inundações. Sanchéz pediu às pessoas para não baixarem a guarda, uma vez que a “Dana continua a causar estragos”.

O Governo de Espanha encontra-se solidário pelas “famílias das pessoas que morreram na tragédia e vai ajudar com todos os recursos do Estado, afirmou. 

Portugal solidário com povo espanhol

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro ministro, Luís Montenegro, lamentaram o “elevado número de vítimas das inundações registados em Espanha“.  Pub

Segundo um comunicado da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa enviou uma mensagem onde exprime solidariedade ao Rei Filipe de Espanha.

Montenegro escreveu na rede social “X” que o Governo português encontra-se disponível para “toda a ajuda necessária”.

Fonte: Correio da Manhã