Maricá entrega novos cartões do Bilhete Único Universitário

Maricá entrega novos cartões do Bilhete Único Universitário

22 de junho de 2024 0 Por Francisco Avelino

Com 12 anos de existência, iniciativa beneficia estudantes de cursos técnicos, mestrado, doutorado, pós-graduação e de graduação

Foto: Elsson CAmpos

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social, entregou neste sábado (22/06) uma nova leva de cartões do programa Bilhete Único Universitário aos estudantes de curso técnico ou superior. A cerimônia, que contemplou cerca de 1.300 pessoas, aconteceu no Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Professora Zilca Lopes da Fontoura, no Centro. O benefício é destinado a alunos que comprovem moradia em Maricá e o valor da carga mensal transferida para o cartão varia de acordo com a frequência escolar de cada um.

O secretário de Assistência Social, Thiago da Silva Ribeiro, destacou que o Bilhete Universitário é o primeiro programa que o permite acesso aos moradores da cidade à universidade pública fora do município, porque o deslocamento não é um deslocamento barato. “Com o BU chegamos a 6.320 pessoas acessando outros municípios pelo projeto. Então, é muito gratificante para a Secretaria e para a Prefeitura de Maricá conseguir garantir direito ao acesso à universidade pública, não só pelo Passaporte, mas também pelo bilhete. Porque o aluno, hoje em dia, passa a universidade pública, mas ele não tem o valor para estar buscando essas passagens. E o programa também não atende só a universidade, mas também curso técnico, pós-graduação, mestrado, doutorado e muitos outros”, destacou.

Com 12 anos de existência, o programa do município beneficia com passagens de ônibus gratuitas mais de 6 mil estudantes de cursos técnicos e de graduação, incluindo alunos do programa Passaporte Universitário. Atualmente, o programa atende moradores que estudam em 40 instituições de ensino superior e 20 de cursos técnicos nas cidades de Araruama, Itaboraí, Macaé, Maricá, Niterói, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Saquarema, Vassouras, Teresópolis e outras.

Para a aluna do curso de Direito na Estácio de Niterói, Juliana Miguel, de 34 anos, receber esse auxílio será uma ajuda primordial para sua formação. “É maravilhoso, porque querendo ou não, é muito dinheiro para pagar de passagem e de volta todo dia para Niterói, aí fica bem complicado. Já estava ansiosa para receber o cartão, que vai me ajudar a melhorar a minha renda, pois conseguirei investir em outras coisas com o dinheiro que gastava da passagem”, falou a moradora do Jardim Interlagos.

Estudante da Universidade Federal Fluminense (UFF), Maria Eduarda Oliveira, de 20 anos, comentou sobre o BU. “É um alívio poder receber o bilhete, porque o quanto que eu gastava de passagem pesava muito na renda do meu pai, que é quem me ajuda com os custos da faculdade”, comentou a moradora de São José.

Para mais informações sobre o programa, os interessados podem procurar a Secretaria de Assistência Social, na Rua Domício da Gama 65, loja 01, Centro (em frente ao Cine Henfil). O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A Secretaria de Assistência Social tem como finalidade formular, coordenar, implementar, executar, monitorar e avaliar políticas e estratégias para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), no âmbito do município.