ICTIM inaugura exposição fotográfica “Maricá dos Meus Afetos”

ICTIM inaugura exposição fotográfica “Maricá dos Meus Afetos”

30 de maio de 2024 0 Por Francisco Avelino

Mostra gratuita estará aberta à visitação até o dia 18 de agosto, na Casa de Cultura, no Centro  

Foto: Bernardo Gomes

A Prefeitura de Maricá inaugurou na quarta-feira (29/05), a exposição fotográfica “Maricá dos Meus Afetos”, um resgate de memórias de pessoas comuns, de eventos e de antigas construções da cidade. A mostra gratuita ficará aberta à visitação até 18 de agosto, na Casa de Cultura/Museu Histórico, no Centro. O evento integra as comemorações pelos 210 anos de Maricá, celebrado no último dia 26/05, e é realizado pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM).

A exposição apresenta uma seleção cuidadosa de imagens que capturam a essência de Maricá em toda a sua diversidade e refletem nossa identidade e passado histórico. São 65 fotografias, datadas desde a década de 1930 até a década de 1980, que pertencem ao acervo do Museu Histórico de Maricá e são expostas pela primeira vez ao público. As imagens retratam diversos aspectos de Maricá, desde famílias fundadoras, antigos desfiles cívicos, ruas, casarios, paisagens de Maricá que já não existem mais e antigos eventos, como as festas da Pesca, da Primavera e antigos carnavais.

“Para mim é de grande importância essa exposição porque traz à população um resgate de memórias de pessoas comuns, de eventos, casarios. E fazer isso no aniversário da cidade brinda a todos com história e raiz”, destaca a diretora de Preservação e Incentivo à Casa de Cultura, Norma Brum.

Paisagens e tradições

Das paisagens deslumbrantes às tradições enraizadas na comunidade, cada fotografia conta uma história que contribui para a construção de um futuro compartilhado.

“A exposição nos convida a mergulhar em um universo de memórias e experiências que moldaram nossa cidade ao longo dos anos e nos mostra o desafio dos municípios em equilibrar a modernização com a manutenção da identidade cultural de suas comunidades, para que a cidade continue sendo um espaço de pertencimento e inovação”, afirma a museóloga Blanca Dian.

Arlete de Almeida Melo Costa, de 78 anos, estava visitando a exposição quando se viu em uma das fotos datada de 1970, quando namorava o então futuro marido, o ex-prefeito da cidade Odenir Francisco da Costa.

“A cidade se desenvolveu muito, muita coisa melhorou. Mas gostava de Maricá antigo. Gostei de me ver na foto e relembrar essa época. Hoje fico feliz quando vou ao mercado e encontro conhecidos, o que é raro”, disse Arlete, que foi professora do historiador Cesar Brum, que hoje coordena as exposições na Casa de Cultura e também estava presente na abertura do evento.

Casa de Cultura

A exposição estará aberta à visitação de terça a domingo, das 9h às 16h30, com entrada gratuita. A Casa de Cultura / Museu Histórico de Maricá fica na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro. Mais informações pelo e-mail casadecultura@ictim.com.br.