Entrada em Portugal de cidadãos da CPLP vai ser “mais exigente”

Entrada em Portugal de cidadãos da CPLP vai ser “mais exigente”

16 de maio de 2024 0 Por Francisco Avelino

No visto para procura de trabalho, a pessoa vai ter de demonstrar que tem condições para subsistir em Portugal enquanto não encontrar emprego

De acordo com o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, a entrada em Portugal de imigrantes da CPLP vai ser “mais exigente”.

No visto para a procura de trabalho, “a pessoa vai ter de demonstrar que tem condições para subsistir em Portugal enquanto andar à procura de trabalho”, disse.

“O que nós queremos é que as pessoas que venham para Portugal, que venham com a defesa plena dos seus direitos, mas sem correrem situações de autêntica marginalidade, pobreza, isolamento, que não é bom para eles e nem é bom para País”, adiantou.

José Cesário acredita que “estas alterações poderão resultar numa regulação deste sector e, sobretudo, uma maior defesa dos direitos dos cidadãos e também uma maior defesa dos direitos do País”.

O governante Português frisou ainda que os cidadãos podem optar por outro visto, que permita a circulação na Europa.

O fato de os portadores de Autorização de Residência CPLP não poderem circular na União Europeia é uma “queixa absolutamente recorrente” destes imigrantes.

“Já sou sensível a ela há muito tempo e essa é uma alteração a prosseguir de imediato”, disse, indicando que já assinou a portaria que vai permitir esta mudança