Maricá realiza projeto voltado para saúde e qualidade de sono

Maricá realiza projeto voltado para saúde e qualidade de sono

4 de maio de 2024 0 Por Francisco Avelino

Foto: Katito Carvalho

“Encontro com o Nutri” ocorreu nesta sexta-feira (03) e contou com participação de diversos idosos da Casa da Terceira Idade do Centro

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas para Terceira Idade, promoveu nesta sexta-feira (03/05) o projeto “Encontro com o Nutri”. Com o tema “saúde e qualidade do sono”, a roda de conversa reuniu diversos idosos e contou com diálogo de um nutricionista e psicólogo. Este foi o primeiro encontro de um total de cinco que irão acontecer no espaço.

Durante o bate-papo, os profissionais realizaram atividades de respiração, com o intuito de relaxar a musculatura e também comentaram sobre os maiores hábitos que existem antes das noites de sono.

O Secretário da Terceira Idade, Amarildo Ribeiro, esteve presente no encontro e comentou sobre as técnicas que os profissionais realizam para ajudar na melhora da insônia dos idosos.

“Nossos nutricionista e psicólogo estão aqui para ouvir dos idosos e buscar alternativas para terem uma noite de sono melhor. Notamos uma demanda vindo deles de que estão com dificuldades de dormir. Desta forma, os especialistas vão fazer uso de algumas técnicas que vai ajudá-los, indicando alimentos saudáveis, realizando exercícios respiratórios e mentais”, disse o secretário.

O nutricionista da secretaria, Heitor Moreira, falou que os idosos podem fazer a troca de medicamentos para dormir por alimentos saudáveis e atividades físicas.

“Nós vamos orientá-los para que tenham uma boa qualidade de sono. Para diminuir o número de medicamentos, podemos indicar alimentos naturais, atividades físicas, meditação, yoga, terapia, entre outras coisas. Também vamos comentar os malefícios que o uso do celular pode causar nas noites de sono”, pontuou Heitor.

Celeste Maria, de 79 anos e moradora de Cordeirinho, contou dos seus aprendizados no encontro e que vai tentar reproduzir os ensinamentos em casa.

“Eu sempre ligo a televisão antes de dormir. E hoje eles me ensinaram que a luz dos eletrônicos atrapalham na hora de dormir. Também vou passar a comer mais produtos naturais, pois são bons para a nossa saúde e melhoram nosso sono”, falou Celeste.

Projeto em outras unidades da Terceira Idade

O Secretário também comentou que pretende levar o “Encontro com o Nutri” para as outras unidades espalhadas na cidade.

“É um projeto inicial que vamos levar para outros espaços da Terceira Idade. Temos casa em Santa Paula, Itaipuaçu e em Bambuí. Em breve todas elas estarão recebendo esse bate-papo, podendo ouvir dicas dos profissionais e melhorando o bem estar dos nossos idosos”, concluiu.

Outros encontros

Sexta-feira (10/05)
Alimentação na inflamação intestinal (Maio Roxo) – Mostrar quais hábitos alimentares podem melhorar a qualidade do intestino e prevenir inflamações.

Sexta-feira (17/05)
Alimentação nas doenças psicossomáticas – Mostrar quais alimentos podem ajudar a fortalecer a saúde mental, reduzindo as crises de ansiedade e depressão.

Sexta-feira (24/05)
Palestra da Equipe Multidisciplinar abordando um tema do Mês de Maio Cinza (combate ao Câncer no Cérebro).

Sexta-feira (31/05)
Visita ao Instituto de Longa Permanência para Idosos (ILPI) parceira para levar mais saúde aos hóspedes. Também haverá uma avaliação nutricional nos residentes.