6º Festival Art&Bier atrai cerca de 15 mil visitantes a Araçatiba

6º Festival Art&Bier atrai cerca de 15 mil visitantes a Araçatiba

30 de abril de 2024 0 Por Francisco Avelino

Evento contou com shows de artistas locais, cervejarias, opções gastronômicas, feira de artesanato e exposição de carros japoneses

O 6º Festival Art&Bier chegou ao fim no domingo (28/04) reafirmando o sucesso das edições anteriores com público estimado de 15 mil pessoas durante os oito dias de evento, entre os dias 18/04 e 28/04, de quinta a domingo. O evento reuniu numa tenda totalmente climatizada, em Araçatiba, 19 artistas e bandas locais, cervejarias artesanais e diversas opções gastronômicas, além de outras atrações, como um encontro de motoclubes e a feira de carros japoneses.

Secretária de Promoção e Projetos Especiais, Júlia Britto fez um balanço sobre o festival que faz parte do calendário oficial de eventos na cidade.

“Nossa avaliação foi muito positiva. Conseguimos unir diversas camadas do trabalho de Promoção realizado junto à Codemar e à Secretaria de Turismo. Contamos com o apoio da Rota Gastronômica, com a curadoria dos estandes de gastronomia e do Pólo Cervejeiro. Tivemos em torno de 500 participantes dos city tours realizados pela Associação de Guias de Maricá (AGM), além dos encontros de motoclubes e a exposição de carros japoneses”, declarou Júlia.

Mestre cervejeiro da Dama de Espadas, Lincoln Nunes, que mora no Flamengo, estreava no evento promovido pela prefeitura e ficou satisfeito com a oportunidade de participar pela  primeira vez.

“Tem oito meses que a gente conseguiu a autorização da fabricação e estreamos aqui com o pé direito. Trouxemos a Pilsen Premium, que é diferenciada, com um pouquinho mais de lúpulo para quebrar o malte; a Weiss Beer que é uma cerveja de trigo; a Golden, que é estilo Belga, também de trigo, só que mais alcoólica; e a Red Ale, que é feita de malte torrado. Está sendo um aprendizado enorme. Eu tinha uma visão totalmente diferente, mas as cervejarias amigas me ajudaram muito”, pontuou.

Os drinks da chef Ana Paula Almeida fizeram sucesso no evento. Filho da proprietária, João Pedro Almeida, 22 anos, que também é chef, contou que o queridinho do público foi o Maricá, criado especialmente para o evento.

“Nós criamos o drink Maricá justamente para o evento. Ele leva um xarope de banana que a gente faz com pedaços de banana, limão, canela em pó e uma espuma de banana para finalizar. Fica maravilhoso. A galera tem gostado e pedido bastante. Está sendo um prazer imenso participar de um evento grande, com uma estrutura muito boa e essa galera maravilhosa. Um orgulho mesmo, principalmente para mim, que moro em Maricá desde que nasci”, revelou João, que se formou há um ano e, com a mãe, mantém um buffet e trabalha com drinks em festas e eventos.

Todos os estabelecimentos que participaram do Art&Bier possuem pontos físicos espalhados pelos bairros da cidade, exceto o buffet citado.

Programação incluiu feira de artesanato e exposição

Durante os dias de festival, quem passou pelo local também pode garantir seu artesanato preferido na Feirarte. Teve ainda um encontro de motociclistas de 40 motoclubes da cidade do  no sábado (20) e a exposição de carros japoneses personalizados no domingo (28), último dia de evento.

Morador de Cordeirinho, João Brandão, 18 anos, era um dos participantes da exposição, com seu Civic SI G9.

“Eu vim de pertinho, aqui de Maricá mesmo. Meu carro não tem muita coisa não, só kit mugen e difusor. Mas eu quis participar do evento para chamar mais seguidores e mostrar meu projeto para o povo”, contou.

Jones Ramos, 38 anos, veio de Campo Grande, Rio de Janeiro, para conhecer a cidade e exibir seu Honda Civic G8, LXL manual rebaixado e com cano esportivo.

“Um evento como esse é realmente para reunir quem é apaixonado por carros, porque a gente pega ideias de coisas que as pessoas fazem. Tem carro tunado, carro esportivo, mas é só para quem gosta mesmo. Além disso, esse tipo de evento une mais as pessoas, já que a gente consegue trazer nossa família com segurança. Eu acho que o país está precisando disso”, explicou Jones, que classificou a cidade positivamente.

“Eu estava falando até com um amigo que veio comigo. Maricá é aconchegante, bonitinha, tudo limpinho. Lá no Rio, a gente já não vê isso, então eu gostei bastante, inclusive do evento também, a gente não está acostumado com esse tipo de estrutura, toda climatizada, o piso direitinho. Isso fez uma grande diferença”, concluiu.

Incentivo ao turismo e ao comércio local

De acordo com Alberto Matrilhas, da Associação dos Guias de Turismo de Maricá, o Art & Bier é um dos melhores eventos da cidade, reunindo música, gastronomia e cervejarias num só lugar.

“Tem muito público procurando esse tipo de evento como um atrativo turístico. É aí que os guias entram. A gente vem aqui pra pegar as pessoas que estão participando do evento e levar para conhecer pontos turísticos localizados no entorno do evento, como Araçatiba, a Praça Orlando de Barros, o Aeroporto de Maricá, a Praça Agroecológica, num tour de uma hora à uma hora e meia. Fizemos em torno de quatro city tour por dia numa van com quinze pessoas”, disse Matrilhas.