25 de Abril Dia da Liberdade: Portugal celebra os 50 anos da Revolução dos Cravos
25 de abril de 2024Foto Divulgação
Hoje, 25 de Abril, assinalam-se 50 anos de celebração da liberdade e da democracia em Portugal. Comemora o dia em que a ditadura do país foi encerrada.
É um dos dias mais importantes da história moderna portuguesa, pois é famoso por derrubar o governo autoritário do Estado Novo e acabar com o fascismo em Portugal com quase nenhuma violência. O golpe foi liderado pelos militares do país e teve lugar em Lisboa, em 1974. Também levou a uma nova democracia e foi apelidada de “Revolução dos Cravos”.
A revolução foi empreendida por jovens oficiais do exército que levaram menos de 24 horas para derrubar a ditadura mais longa da Europa – quase cinco décadas, de 1926 a 1974. As forças militares rapidamente sobrecarregaram o governo, provocando manifestações espontâneas na rua, onde civis correram para se misturar com os soldados, apesar de terem recebido ordens para permanecer dentro de casa.
Na altura, os cravos sazonais estavam a ser vendidos por todo o lado no famoso mercado central de flores de Lisboa e muitas das multidões jubilosas colocavam-nos nos canos de armas do soldado, inspirando o nome “Revolução dos Cravos” para descrever esta revolta praticamente sem sangue. Muitos disseram que o ambiente era mais de festa – e os portugueses ainda estão imensamente orgulhosos de como este dia transformou a sociedade. O golpe trouxe democracia e liberdades civis ao povo português e a retirada de Portugal das suas colónias africanas.
Dia da Liberdade tornou-se feriado nacional celebrado em todo o país, especialmente em Lisboa. É também recordado em mais de 1.150 ruas, avenidas e praças denominadas ’25 de Abril’ e a antiga Ponte Salazar que atravessa o rio Tejo em Lisboa passou a chamar-se ‘Ponte 25 de Abril’.
Portugal é conhecido por ser um país pacífico.
Fonte: Portugal Property