Maricá inaugura núcleo de handebol de praia no Flamengo

Maricá inaugura núcleo de handebol de praia no Flamengo

7 de março de 2024 0 Por Francisco Avelino

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, realizou na manhã desta terça-feira (06/03) o início de mais um núcleo de handebol de praia para crianças e adolescentes de 11 a 16 anos, no Parque Linear no Flamengo. A abertura contou com cerca de 40 alunos do Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Zilca Lopes da Fontoura, que puderam conhecer a modalidade.

Em parceria com a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb),e a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), o programa de iniciação da modalidade tem como objetivo incentivar jovens a praticar o esporte, trabalhando o aspecto físico e social, além de encontrar novos talentos para formação de atletas.

“Estamos inaugurando mais um polo de handebol de praia com o objetivo de trazer os jovens para participarem da prática desse esporte já está consolidado na cidade, que já sediou diversos campeonatos de handebol, convidamos todos jovens a virem praticar o handebol e despertar seus talentos”, disse Carlos Vagner, subsecretário de Esporte e Lazer.

Este é o terceiro núcleo aberto na cidade, juntamente com os da Barra e do Barroco, em Itaipuaçu. Os próximos núcleos que estarão funcionando serão os do Parque Nanci (a partir de 8/3) e Orla do Marine (a partir de 13/3). Ao todo são 100 vagas disponíveis para crianças e adolescentes de 11 a 16 anos. As inscrições podem ser feitas no local a partir da data início das atividades, precisando levar um documento de identificação do aluno e do responsável.

Para Victor Hugo Machado, gerente dos núcleos de handebol de praia, o programa oferece a oportunidade de jovens conhecerem uma nova modalidade.

“Os núcleos dão oportunidade de envolver o jovem da cidade, tirando-os do tempo ocioso para participar de uma atividade esportiva. É uma ação recente na cidade, com algumas competições dentro de escolas”, completou.

Adriana Figueiredo, agente de educação e inclusão da escola, comenta que o esporte é uma ótima ferramenta para trabalhar a inclusão. “Acho de suma importância para que esses jovens não desenvolvam apenas a parte pedagógica, mas a parte física e de inclusão também, onde os nossos alunos PCDs também praticam o esporte, trabalhando a coordenação motora e o desenvolvimento social”, destacou.

A aluna Amanda de Menezes, de 13 anos, comenta que está bastante empolgada para iniciar as aulas. “Acho essa iniciativa muito boa, é uma oportunidade que devemos abraçar”, completou.

Endereços dos núcleos

Barra de Maricá – Rua João Joaquim da Costa, QD 26 LT 4

Itaipuaçu (Barroco) – R. Acácias, 655 – Itaipuaçu

Parque Nanci- Rua Beija-Flor

Orla Marine – Rua Moacir Correia, S/n, Bairro: São José do Imbassaí.

Flamengo (Praça Linear) – Rua Uirapurus- Flamengo.