Blocos carnavalescos reúnem foliões neste fim de semana
17 de fevereiro de 2024A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Turismo, iniciou neste sábado, 17/02, as atividades do último fim de semana do MariCarnaval 2024, reunindo moradores e turistas dispostos a aproveitar mais um pouco da folia carnavalesca, em quatro bairros da cidade.
O “Bloco da Gigio” e o “Bloco Saideira Chopp Baiacu” movimentaram o Circuito Claudinho Guimarães montado na Av. Benvindo Taques Horta (Orla) com a Av. Zumbi dos Palmares (antiga Av.1) em Itaipuaçu. Teve ainda o “Bloco dos Trabalhadores” na Rua Álvares de Castro, no Centro, perto da Prefeitura, que contou com a participação de integrantes da União de Maricá.
Aluna da academia há 4 anos, a extensionista Venísia Lima, 42 anos, curtia a folia com as amigas de treino. Participar desse bloco com as pessoas que eu treino é muito bom. Esse é um momento em que a gente pode extravasar felicidade e consegue compartilhar com os amigos um momento feliz”, disse a moradora do loteamento Jardim Atlântico Central.
Motorista de aplicativo, Alan de Lins, 33 anos, veio de Campo Grande, no Rio de Janeiro para passar o fim de semana com amigos e foi convidado para participar do bloco. “Minha amiga mora aqui, frequenta a academia e me convidou para vir com ela. Está muito legal, com música animada, coreografia fácil, muito bom! Valeu à pena vir”, contou.
A fisioterapeuta Simone César, 43, anos, falou sobre a importância de interagir com os demais alunos de academia. “Eu acho isso muito legal, porque a gente passa o ano todo malhando junto, então esse é momento de interação. E o bloco é família mesmo. Estão todos aqui com o mesmo objetivo. É festa”, declarou a moradora do Barroco.
No trio elétrico, quem comandou a festa foi o Bloco “Louca Paixão”. “É um privilégio poder fazer música. E ter sido convidado pela Gigio pra fechar esse carnaval em Itaipuaçu, para gente, é uma honra enorme. Essa galera que está aqui é maravilhosa, não tinha como ser ruim. Foi uma maravilha”, frisou o vocalista Diogo.
Pessoas fantasiadas de personagens de desenhos animados e filmes famosos também fizeram a alegria da criançada e de muitos adultos. Moana, Frozen, Capitão América e o Homem Aranha marcaram presença no Circuito Claudinho Guimarães. Eles brincaram com os pequenos e posaram para muitas fotos.
Domingo com blocos em Bambuí e Araçatiba
Dois blocos de rua marcam o domingo de maricaenses e visitantes, encerrando com chave de ouro a programação do MariCarnaval 2024 em outros bairros da cidade. São eles: o “Bateria Diversidade”, que acontece na praça de Bambuí e o “Kavukaí”, que já virou tradição em Araçatiba.
Atrações para todas as idades
A programação do MariCarnaval 2024, realizado pela Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Turismo, teve início no dia 03/02, na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, com o Bloco Cultura de Direitos. Ao todo, 96 blocos de rua desfilaram pelos bairros da cidade, de Itaipuaçu à Jaconé, animando moradores e visitantes, sedentos por curtir a folia carnavalesca.
Os bailes infantis e shows com artistas locais e convidados, nos 19 palcos montados em todos os distritos, também movimentaram a cidade. Mas o grande diferencial deste ano, foi a volta do desfile das escolas de samba de Maricá, após uma ausência de 16 anos, na Passarela Adélia Breve, no Centro. Centenas de pessoas prestigiaram a apresentação, que teve como campeã, a Tradição de Maricá. No Grupo de Acesso, a Flor do Imbassaí conquistou o primeiro lugar, garantindo assim, uma vaga no Grupo Especial de Maricá no MariCarnaval2025.