Morre mulher de 48 anos que se afogou em Itaipuaçu Maricá -RJ
1 de janeiro de 2024Morreu a mulher de 48 anos que se afogou na tarde deste domingo (31), em Itaipuaçu, distrito do município de Maricá. Ela ainda chegou a ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada de helicóptero até o Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo. Os casos de afogamento e de mergulhos em águas rasas aumentam assustadoramente nos hospitais nesta época do ano.
A paciente teve quatro paradas cardiorrespiratórias – no local do acidente e no Centro de Trauma no Heat – mas todas foram revertidas pelas equipes de socorro e médica do hospital. Porém, a mulher não resistiu a uma quinta parada.
Este é o quinto caso de afogamento nas últimas semanas registrado na emergência e no Centro de Trauma do hospital. No dia de Natal, uma criança de três anos, vinda de Itaboraí, deu entrada na unidade após se afogar em uma piscina. Ela ainda chegou a ser reanimada pela equipe médica, mas não resistiu e evoluiu para óbito.
Com a chegada do verão e das férias escolares, o número de casos de afogamento e traumatismo por mergulho em águas rasas aumenta assustadoramente. Além do (HEAT), o Hospital Estadual Roberto Chabo (HERC), em Araruama, também atende dezenas de pacientes nesta época do ano.
Na semana passada, um homem de 31 anos deu entrada no Heat após bater com a cabeça ao mergulhar em uma praia de Cabo Frio. Ele foi estabilizado, imobilizado, mas devido a graves fraturas na coluna ficou paraplégico. Outros dois casos semelhantes foram registrados no Hospital Roberto Chabo, unidade de referência no atendimento a pacientes de alta complexidade para nove municípios da Região dos Lagos