Bem-Viver Alimentar recebe primeiro Selo de Inspeção Municipal (SIM)

Bem-Viver Alimentar recebe primeiro Selo de Inspeção Municipal (SIM)

1 de outubro de 2023 0 Por Francisco Avelino

A empresa parceira do projeto Bem-viver Alimentar, Empório I Piatti, recebeu nesta sexta-feira (29/09) o Selo de Inspeção Municipal (SIM) emitido pela Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento. O empório, que fica em Ubatiba, integra a iniciativa da Prefeitura de Maricá, por meio do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), que subsidia empreendimentos voltados para o estímulo à produção local e ao desenvolvimento de alimentos saudáveis, convertidos à empresas parceiras e ao serviço público.

A chancela, que garante a qualidade e a procedência dos alimentos produzidos dentro das normas sanitárias exigidas pelo município, permite que as mercadorias sejam fornecidas a escolas, hospitais e ao restaurante municipal. Além disso, futuramente, a produção poderá ser comercializada, ampliando o acesso da população a alimentos seguros, orgânicos e com maior enriquecimento nutricional.

O evento ainda contou com uma degustação dos alimentos sem glúten, produzidos pelo Empório I Piatti, como massas, bolos e biscoitos, para os convidados. Participaram as secretárias municipais Mariana Principe (Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento) e Andrea Cunha (Economia Solidária) e o presidente do ICTIM, Carlos Senna, além da equipe que atua no local.

Para Mariana Principe, esta é mais uma ação que corrobora com o avanço de políticas públicas em prol da segurança alimentar em Maricá. “Temos uma equipe formada por nutricionistas que vão avaliar a produção de cada um dos parceiros do projeto e, mais tarde, a ideia é expandir para outros produtores de alimentos da cidade. Produtos de origem animal e processados vão passar pro esta avaliação”, explicou ela.

Segundo o presidente do ICTIM, o Empório I Piatti produz um total de 18 alimentos que serão consumidos em escolas da rede municipal, no Restaurante Popular Mauro Alemão e, no futuro, nos hospitais da cidade. “É uma fábrica ecologicamente correta, com toda a higiene necessária e tecnologia de processamento também. Diversos outros empreendimentos vão passar pela avaliação para receber o selo de certificação”, garantiu.

A empreendedora Suzi Clementino, celebrou a conquista do seu trabalho junto a sua equipe. “O selo tem um significado muito grande para nós, porque mostra que estamos no caminho certo. Foram meses de preparação desde quando percebi o potencial que havia aqui em Maricá e candidatamos nossa empresa. Fica também como uma homenagem à minha avó, que eu via quando pequena fazendo farinha de aipim em casa”, lembrou a proprietária do espaço.

Sobre o Empório I Piatti

O estabelecimento processa alimentos orgânicos provenientes da agricultura local, desenvolvendo farinhas e massas sem glúten, enriquecidas nutricionalmente. Foram 18 alimentos submetidos à aprovação, sendo eles: nhoques de taioba, de feijão guandu e de aipim, talharins de taioba e de guandu, espaguetes de taioba, de guandu e de aipim, bolo de aipim com laranja, biscoitinhos de taioba e de feijão guandu, brownie de batata doce, pão de queijo enriquecido com farinha de feijão guandu, além das farinhas funcionais de aipim, de feijão guandu, pó de taioba, de batata doce e de abóbora.