Maricá Games encerra segunda edição com casa cheia
26 de junho de 2023final do campeonato de e-sport universitário de Valorant, no formato melhor-de-cinco (MD5), foi uma das programações que fizeram sucesso no último dia da segunda edição do Maricá Games, neste domingo (25/06).
O grupo Minerva, da Universidade Federal Fluminense ( UFRJ), foi consagrado como campeão, após acirradas partidas contra o Clérigos, da Pontifícia Universidade Católica (PUC – Rio), que levou o segundo lugar. A arquibancada cheia vibrou a cada disputa.
“É um momento mágico e significou muito para a gente vencer com essa line porque nós somos amigos. A energia do público sempre foi muito boa, nunca teve pressão, nem no mapa que a gente tava perdendo hoje, que a gente virou. O evento foi excelente, com computadores muito bons, o que faz a qualidade dos jogos ser muito alta, então acaba todo mundo jogando muito bem”, destacou o atleta do Minerva Pedro Viana.
Além da premiação, a curadoria também realizou homenagens para integrantes da equipe atuante na Arena E-sports, que se mostraram verdadeiras pratas da casa, provando que Maricá tem muitos talentos no e-sport. O troféu para a ocasião foi elaborado pela equipe durante a programação do Maricá Games, do rascunho à impressão 3d.
“É gratificante demais você passar pelo evento e ver as famílias se divertindo, o brilho nos olhos das crianças quando sentam num setup gamer e talvez não seja a realidade delas. A prefeitura de Maricá, a Codemar e a Secretaria de Educação estão realizando sonhos de uma geração. Eu estou muito feliz porque todos os indicadores que nós temos com relação a público quebraram todos os recordes. Eu confesso que eu acho que Maricá tem tudo pra ser uma capital do esporte eletrônico nesse estado do Brasil”, apontou o curador do evento, Vinícius Verly.
Maricá incentivadora do esporte eletrônico
O assessor técnico da Superintendência de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Codemar, Raphael Coutinho, comemorou o sucesso da segunda edição da feira gamer gratuita e destacou que o incentivo aos games vai além.
“Maricá dá mais um passo com a segunda edição do Maricá Games, mostrando que o município está olhando para o público gamer e incentivando seus munícipes às profissões do futuro. Estamos buscando o fomento nesse tipo de atividade, além de projetos gamificados com foco na educação das nossas crianças da rede pública”, apontou Coutinho.
Para o prata da casa, ex-atleta, streamer e representante do Conselho Estadual de E-sports em Maricá, Guilherme Duarte, o Maricá Games tem uma uma influência
positiva dentro do município de Maricá por se tratar de um evento 100% gratuito.
“Quando a gente fala de esportes eletrônicos, a gente fala também de
inclusão e de qualidade de vida. É um local que você consegue acessar um público de crianças e jovens que não têm acesso financeiro para estar jogando em computadores
games e proporcionando para toda família uma programação completa para se divertir”, comentou.
Segundo o vice-presidente do Conselho de Municípios Games da Associação Empresarial do Segmento de Tecnologia Inovação e Empreendedorismo do Rio de Janeiro (Assespro-RJ), Carlos Gama, além de Maricá, mais 17 municípios do Estado buscam realizar eventos com foco na tecnologia e nos games.
“A gente precisa buscar a recolocação de emprego para esses talentos do Rio de Janeiro. Muitos desses jovens vão para outros Estados como São Paulo ou região Sul para trabalhar. Os eventos com esporte eletrônico também podem atrair turistas para cidades como Maricá com tanta beleza”, afirmou.