ENEL DISTRIBUIÇÃO RIO, FIRJAN SENAI SESI E ONG CRAQUE DO AMANHÃ LANÇAM PROJETO #ENERGIAPARAVENCER PARA FORMAÇÃO DE ATLETAS
17 de abril de 2023Parceria vai oferecer programa completo para formar esportistas de alto rendimento em judô, natação e taekwondo, unindo esporte, educação e inovação tecnológica;
Iniciativa também oferecerá formação educacional e profissional para jovens da ONG, deficientes e estudantes da rede pública de ensino de São Gonçalo.
Rio de Janeiro, 17 de abril de 2023 – AEnel Distribuição Rio lançou na manhã desta segunda-feira (17) o projeto #EnergiaParaVencer, uma parceria com a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) SENAI SESI e com a ONG Craque do Amanhã para formar atletas de alto rendimento a partir de um programa completo, que inclui esporte, educação e inovação tecnológica. O lançamento do projeto aconteceu na sede da Enel Distribuição Rio, na Zona Portuária, e contou com a presença da medalhista de ouro olímpica e bicampeã mundial no judô, Rafaela Silva, que será madrinha da iniciativa, da diretora de Sustentabilidade da Enel Brasil, Marcia Massotti, da diretora da Firjan, Carla Pinheiro, do diretor regional Senai e Superintendente Sesi, Alexandre dos Reis, do coordenador do projeto Craque do Amanhã, Felipe Espose, do vice-prefeito de São Gonçalo, Sérgio Gevú, do presidente da Comissão de Esportes da Alerj, deputado estadual Carlinhos BNH, entre outras autoridades.
O #EnergiaParaVencer vai selecionar 20 atletas de alto rendimento das modalidades judô, natação e taekwondo, quereceberão uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 2.500. O incentivo irá contribuir para a estabilidade financeira necessária para que os esportistas mantenham o foco em seus treinamentos. Além da bolsa-auxílio, esses atletas terão acesso a uma academia personalizada com a estrutura para o desenvolvimento esportivo e acesso a equipe multidisciplinar, com preparador físico, nutricionista, fisioterapeuta, dentista, psicólogo, treinador e fisiologista. Os atletas utilizarão o Centro de Avaliação Física e Treinamento (Caft), em Laranjeiras, que conta com diversas tecnologias utilizadas nos maiores centros do mundo dedicadas à ciência dos esportes. Essas ferramentas auxiliam os atletas a aprimorar a performance, reduzir e recondicionar lesões.
A proposta é formar um grupo capacitado a disputar, a médio e longo prazo, campeonatos internacionais, nacionais e regionais. O custeiode taxas e inscrições e toda a estrutura necessária para participações em competições nacionais e internacionais também está previsto no projeto.
Para garantir o acesso dos jovens atletas a ferramentas tecnológicas, que são atualmente importantes aliados dos esportistas na busca por melhores desempenhos, o projeto contará com o apoio da Faculdade Celso Lisboa. Por meio da Coordenadoria de Educação Física da instituição, será criado um grupo de iniciação científica formado por alunos e professores de Estatísticas, para gerar publicações científicas com os dados estatísticos e fisiológicos dos atletas do projeto. Pelo Instituto SENAI de Inovação, será desenvolvido treinamento em realidade virtual em taekwondo para que os alunos possam interagir no ambiente virtual.
“O projeto #EnergiaParaVencer está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um movimento global da ONU para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar paz e prosperidade. A Enel aposta em iniciativas que conjuguem ações sociais, educativas e de sustentabilidade, principalmente voltadas para a formação de gerações futuras. Esperamos que o projeto amplie as perspectivas desses jovens e a inclusão social”, afirma Marcia Massotti, diretora de Sustentabilidade da Enel Brasil.
Projeto social e formação educacional
Além do incentivo esportivo, o #EnergiaParaVencer proporcionará a formação educacional e profissional dos bolsistas e de jovens da ONG Craque do Amanhã. Eles receberão aulas de reforço escolar de matemática, português e oficinas de robótica através da Firjan SESI e cursos de qualificação profissional, por intermédio da Firjan SENAI. A intenção é ampliar as oportunidades de inserção dos estudantes no mercado de trabalho.
“Além das aulas de reforço em matemática e português, esses jovens atletas terão acesso a oficinas de robótica, projeto educacional que nos é tão precioso nas Escolas Firjan SESI, e que reforçam valores que podem ser aproximados daqueles pregados pelos esportes: o trabalho em equipe, o desenvolvimento de estratégias e a precisão das ações. Esses 20 atletas do futuro ainda terão acesso ao nosso Instituto SENAI de Inovação, onde eles contarão com treinamentos em realidade virtual. Estamos recebendo esses craques do amanhã oferecendo nossas estruturas, salas de aula e centros esportivos. E este é o propósito da Firjan SENAI SESI: desenvolver as competências desses jovens, torná-los competitivos e prepará-los para o futuro do trabalho” explica Alexandre dos Reis, Diretor Executivo da Firjan SENAI SESI.
Em outra frente de ações, o #Energia para Vencer irá também oferecerá os treinamentos em judô, taekwondo e natação para jovens com deficiência e estudantes matriculados na rede pública de ensino do município de São Gonçalo.
Craque do Amanhã
Executado desde 2012, o projeto educacional e socioesportivo Craque do Amanhã, tem como padrinhos a atriz Juliana Paes e os jogadores de futebol Ibson, Vagner Love, Éverton Ribeiro e Paulo Henrique Ganso. Atualmente, o projeto possui cinco unidades de atendimento: duas no município de São Gonçalo/RJ, uma unidade em Duque de Caxias/RJ, uma unidade em Belford Roxo/RJ e uma unidade no município de Santa Isabel/SP.
O projeto utiliza o futebol como ferramenta de inclusão e transformação social, acompanhando o desenvolvimento dos nossos beneficiários e seus respectivos responsáveis, totalizando aproximadamente 4.500 pessoas beneficiadas mensalmente.
Sobre a Enel Distribuição Rio
A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.