Prefeitura substitui lâmpadas de mercúrio por led em toda a cidade

8 de agosto de 2022 0 Por Francisco Avelino

Mais de 1.300 já foram trocadas em diversas ruas, avenidas, praças e equipamentos públicos

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Iluminação, está substituindo as luminárias de vapor de mercúrio por lâmpadas de led nos postes de energia das vias públicas, praças e quadras poliesportivas do município. Ao todo, já foram instaladas 1.340 novas lâmpadas desde março deste ano. Somente na Estrada dos Cajueiros, em Itaipuaçu, 182 lâmpadas foram substituídas por novas e a meta da secretaria é trocar aproximadamente 43 mil luminárias que compõem o parque de iluminação do município.

As lâmpadas de led tem maior durabilidade, com estimativa em torno de 60 mil horas, diferente das 24 mil horas de duração da lâmpada a vapor. Além disso, as lâmpadas de led são recicláveis, emitem menos gás carbônico em comparação com as lâmpadas convencionais, possuem maior foco e, consequentemente, maior luminosidade, além de reproduzirem as cores do ambiente com maior fidelidade. Já as luminárias comuns precisam ser descartadas corretamente, pois possuem materiais que podem ser tóxicos ao meio ambiente se descartados incorretamente.

Modernização e economia para o município

Em termos de economia, as lâmpadas led chegam em torno de 60%, e aproximadamente 95% da energia elétrica é convertida diretamente em luminosidade, ao contrário das luminárias comuns, que o índice fica na órbita dos 60%. “Essa troca representa a modernização do nosso parque de iluminação pública. As lâmpadas de led são bem mais econômicas que as produzidas de outros materiais como as metálicas, por exemplo. Além disso, elas não sobrecarregam a rede de energia, fazendo com que funcione melhor em uma tensão menor, enquanto as antigas ficam em meia fase”, explicou o secretário de Iluminação Pública, Fábio Aguiar.

A substituição está acontecendo em toda a extensão das ruas Álvares de Castro e Barão de Inoã, além da Avenida Francisco Sabino da Costa, no Centro; no Parque Nanci; Flamengo; Ponta Negra; orla de Araçatiba e nas quadras poliesportivas. Também estão sendo substituídas as lâmpadas da Avenida Zumbi dos Palmares (Avenida 1) e Estrada dos Cajueiros, ambas em Itaipuaçu.

Já nas avenidas Gilberto de Carvalho e Carlos Marighella, também em Itaipuaçu, a troca está sendo executada por meio do convênio assinado com a concessionária de energia elétrica Enel, que atende à Região Leste Fluminense. O projeto prevê a substituição de cerca de 600 lâmpadas à base de mercúrio por outras led. A Rua Professor Cardoso de Menezes, conhecida como Rua 1, também será beneficiada pelo convênio.