Maricá terá workshop para ensinar técnica de plantio da Pitaya

Maricá terá workshop para ensinar técnica de plantio da Pitaya

29 de junho de 2022 0 Por Francisco Avelino

A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), promove a partir das 8h deste sábado (02/7) um “Dia de Campo” para apresentar a agricultores do município a cultura da pitaya, também chamada de “fruta do dragão”. O evento vai abordar as técnicas para plantio de um pomar da fruta (escolha e preparo da área, adubação, tutoramento, condução das plantas, tipos de mudas, plantio e custos) e cuidados iniciais para implantação da cultura na região. Quem quiser participar pode fazer o cadastro de pré-inscrição através do link: http://l1nq.com/E8ZWS.

O evento acontece na Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado, e terá transporte disponível saindo às 7h do Terminal Rodoviário do Centro. A ação faz parte das ações do projeto Inova Agroecologia Maricá, uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Em fevereiro, foi realizado um plantio experimental de pitaya em uma área da fazenda com 1.200m², que corresponde a aproximadamente 25% de toda a área do experimento.

Na ocasião, as sementes foram plantadas com folhas de cactos dos gêneros “Hylocereus” e “Selenicereus” para gerar até seis tipos diferentes de pitaya, uma fruta que chega a custar R$20 por quilo no mercado comum. Dentro de um ano, os frutos estarão disponíveis para colheita e o intuito é que sejam distribuídos a restaurantes da cidade e também a um projeto na rede municipal de ensino.

Benefícios para a saúde

Devido à sua composição nutricional, a pitaya ajuda a combater o câncer (por sua ação antioxidante) e doenças cardíacas (auxilia na redução do LDL colesterol), além de melhorar a pressão arterial devido à ação da captina, uma substância presente na fruta. Especialistas afirmam que uma das grandes vantagens do plantio da pitaya é que se trata de um produto fácil de cultivar em pequenas propriedades.