Caminhada celebra 9 anos do programa Viver Bem

Caminhada celebra 9 anos do programa Viver Bem

28 de maio de 2022 0 Por Francisco Avelino

Cerca de 100 pessoas, entre professores e alunos, participaram da mobilização pelas ruas de São José

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Municipal de Promoção e Projetos Especiais, reuniu cerca de cem pessoas neste sábado (28/05) para a Caminhada Viver Bem, pelas ruas de São José do Imbassaí, em comemoração ao 9º aniversário do programa. Moradores do bairro, professores e alunos beneficiados participaram como forma de agradecer as atividades gratuitas educacionais, lúdicas e esportivas – como ginástica, capoeira, muay thai, pilates, circo, teatro e reforço escolar –, que acontecem de segunda a sábado.

O grupo se reuniu na quadra da Arena São José, onde foi montado um alongamento, para que ninguém se acidentasse durante o percurso de três quilômetros, que seguiu até a Orla das Amendoeiras e retornou ao ponto de partida, sempre animado e cumprindo as orientações da professora de ginástica, Fernanda Ramos. Na volta, eles se reuniram na praça de São José, em frente à quadra, para cantar o tradicional parabéns e abraçar o projeto que tem ajudado a salvar vidas.

Coordenador do programa, Rogério Peixoto falou sobre o papel fundamental do Viver Bem, que já foi até destaque de matéria em rede nacional, quando uma das alunas, cumprindo a frequência das atividades, conseguiu reduzir bastante o peso corporal e pode doar um rim para o pai que precisava.

“Ela deu várias entrevistas e apareceu no RJTV, levantando a bandeira da Prefeitura de Maricá. Completamos nosso nono aniversário com a certeza de que estamos no caminho certo, porque as atividades que oferecemos no programa ajudam a manter a saúde da nossa população. E eu falo como um todo, porque atendemos pessoas de todos os bairros. As atividades ajudam a reduzir sintomas de ansiedade, depressão e problemas cardíacos”, afirmou Rogério.

Nove anos oferecendo saúde aos frequentadores

Criado pela Prefeitura há 9 anos, o programa Viver Bem tem seu foco principal na qualidade de vida dos moradores. Durante todos esses anos, profissionais qualificados atuaram no espaço, ajudando a proporcionar saúde e bem estar a pessoas de todas as idades, uma forma de integração de todas as classes através das suas atividades.

Com atendimento totalmente gratuito, o programa oferece atividades educacionais, lúdicas e esportivas como ginástica, capoeira, muay thai, pilates, circo, teatro e reforço escolar de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h. Basta ter no mínimo três anos de idade, além de um pouco de disposição.

Entre os beneficiados com os serviços que são disponibilizados pelo programa Viver Bem, na quadra da Arena São José, está Marta Soraya, de 62 anos. A moradora de Inoã, se desloca até a unidade pelo menos três vezes na semana para fazer massagem e levar os netos que há 5 anos moram com ela e fazem aulas de ginástica artística, balé, futebol e jiu-jítsu no local.

“Eu sou tutora deles. Meu filho está acamado há anos, depois que teve um AVC, então o projeto é muito importante para a nossa família, porque traz saúde física e mental. Tem ajudado demais os meus netos, que sofriam muito com os maus tratos e a dependência alcoólica da mãe. Aqui eles descobriram a felicidade”, disse emocionada.