Prefeitura lança programa Avança Maricá

Prefeitura lança programa Avança Maricá

25 de maio de 2022 0 Por Francisco Avelino

Evento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico marca aniversário da cidade com palestra online do economista Eduardo Moreira

A Prefeitura de Maricá lançou nesta terça-feira (24/05) o programa Avança Maricá, com o objetivo de desenvolver e aprimorar as competências para quem pretende abrir seu próprio empreendimento, bem como desenvolver as micro e pequenas empresas do município. O programa vai oferecer mais de 800 vagas em oficinas e cursos – com temas que vão de noções de administração até marketing digital – ministrados por profissionais do Sebrae-RJ. O Avança Maricá prevê ainda a seleção de 30 empreendedores para uma aceleradora de empresas.

“O desafio do programa é qualificar o empreendedor local, que percebe as oportunidades que a cidade oferece e possa ter nessa formação como um referencial. O Avança Maricá é fundamental para que a cidade das oportunidades possa ter empreendedores com capacidade de gestão e resolução, prospectem o futuro e desenvolvam Maricá”, afirmou o prefeito Fabiano Horta.

O lançamento do projeto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Comércio, Indústria, Petróleo e Portos – que é parte das comemorações pelo aniversário de 208 anos da cidade (26/05) – ocorreu no Cine Henfil, no Centro, com a assinatura do convênio pela representante do Sebrae, Juliana Ventura, o prefeito Fabiano Horta e o secretário Igor Sardinha, e contou também com uma palestra online do economista, investidor e escritor Eduardo Moreira. 

Moreira abriu sua fala afirmando que Maricá é um exemplo a ser seguido e que deve ser mais divulgado para o país, pois mostra que existe alternativa aos monopólios privados que vêm se formando na chamada Nova Economia, com grandes conglomerados dominando setores inteiros do mercado, como o transporte de mercadorias ou o fornecimento de energia. De acordo com ele, os pequenos e médios empreendedores – público-alvo do Avança Maricá – tiram sua força justamente da comunidade em que estão inseridos.

“A cidade é um modelo para um conceito do qual sempre falo em meus artigos e livros, que é o de construção de riqueza na comunidade”, disse o palestrante, que revelou ainda ter sido convencido a aceitar o convite para a palestra por uma funcionária, cuja mãe é maricaense. “Ela insistiu muito para que eu estivesse aqui hoje, dizendo que o que está sendo feito por vocês aí em Maricá é maravilhoso. E pelo que pude estudar da cidade, ela tem razão”, completou, acrescentando que pretende vir pessoalmente a Maricá em breve.

Política pública para um futuro sem recursos do petróleo

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Igor Sardinha, destacou a grande dimensão do Avança Maricá, que nasce como o maior programa de qualificação empresarial do estado do Rio e a expertise do Sebrae como parceiro da iniciativa, fechando um ciclo formado por crédito – já oferecido pelo programa Fomenta Maricá, de empréstimos a juro zero para micro e pequenas empresas -, público consumidor e formação do empreendedor. Ele lembrou ainda que hoje Maricá não é mais uma cidade-dormitório, graças às políticas públicas que fazem da cidade a terceira do país com maior variação positiva no número de empregos gerados.

“O prefeito Fabiano sempre nos cobra projetos que afastem a economia maricaense da dependência dos roylaties do petróleo. Temos um parceiro, o Sebrae, o mais preparado para qualificar o pequeno empresário. A prefeitura busca ter uma política pública para cada segmento da economia. O prestador de serviço, o comerciante maricaense tem uma população que conta com recursos para consumir, graças à circulação de dinheiro induzida pela moeda Mumbuca, pelo Renda Básica de Cidadania e outros programas. Maricá já tem o cliente e o crédito para o empresário, que agora terá a qualificação adequada para impulsionar seu negócio e a economia da cidade”, detalhou Sardinha.