Mais de três mil crianças foram vacinadas contra a Covid-19 em Maricá

2 de fevereiro de 2022 0 Por Francisco Avelino

Campanha de vacinação infantil chega à faixa etária de sete anos nesta quinta-feira (03/01)  

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, já aplicou 3.220 doses da vacina contra a Covid-19 em crianças até terça-feira (01/02). O município continua avançando no calendário infantil e nesta quinta (03/02) e sexta-feira (04/02) será a vez dos meninos e meninas de sete anos, seguindo de dois em dois dias em ordem regressiva das idades até os cinco anos.

Maricá foi a primeira cidade do estado do Rio de Janeiro a vacinar o público infantil. A vacinação começou com as crianças indígenas e pelo grupo com comorbidades ou deficiência permanente. Atualmente, o calendário avança para as crianças em geral em ordem decrescente de idades, conforme a disponibilidade de doses enviadas pelo Ministério da Saúde, em 10 polos exclusivos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

A secretária municipal de Saúde, Solange Oliveira, reforça a importância da vacinação para este público e convoca os responsáveis.

“É fundamental que os responsáveis pelas crianças entendam que a vacina é segura e evita casos graves da doença. Por isso, é necessário que elas recebam a primeira dose o quanto antes para conseguirmos romper a cadeia de transmissão do vírus, principalmente a de novas variantes. Além de proteger e evitar formas graves, a vacinação infantil também protegerá os adultos e os idosos. Leve a sua criança a um dos polos para que seja protegida”, convocou.

Calendário de vacinação infantil

03 e 04/02-meninas e meninos de  7 anos

07 e 08/02- meninas e meninos de 6 anos

09 e 10/02-  meninas e meninos de 5 anos

Polos de vacinação infantil

Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h

USF Ponta Grossa – Rua Irineu Ferreira Pinto, s/n.

USF ESF Central – Rua Clímaco Pereira, 241, Centro.

USF Bairro da Amizade – Rua Eliete Rocha Santos, Lote 28, Quadra 90 (antiga Rua 53)

USF Barra – Rua Ênani Manoel Soares, s/n, Barra de Maricá.

USF Inoã II – Rodovia Amaral Peixoto, km 14, s/n, (ao lado do DPO).

USF Barroco – Rua Getúlio Vargas (antiga Rua 2), lote 13, quadra 4, casa 2, Itaipuaçu.

USF São José I – Rua Issac Lannes da Silva (antiga Rua 18), s/n, São José do Imbassaí.

USF Bambuí – Av. do Contorno, s/n.

USF Santa Rita – Rua Antônio Marques Mathias, s/n, Quadra 433 (antiga Rua 36).

USF Ubatiba – Avenida Niterói, s/n.

Documentação

O responsável legal deverá levar a caderneta de vacinação, além de um documento de identidade ou certidão de nascimento da criança. As crianças com comorbidades ou deficiência permanente de 5 a 11 anos também precisam do laudo médico que comprove a condição de saúde e podem se vacinar a qualquer dia.