Prefeitura dá posse aos membros do Conselho Municipal de Direitos Humanos LGBTQIA+

Prefeitura dá posse aos membros do Conselho Municipal de Direitos Humanos LGBTQIA+

22 de dezembro de 2021 0 Por Francisco Avelino

Conselho apoiará a implementação de políticas públicas por meio de um plano municipal e a criação de Centro de Referência

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher, deu posse na segunda-feira (20/12) aos membros do Conselho Municipal LGBTQIA+, representados por servidores das secretarias da educação, saúde, assistência social, turismo, cultura, economia solidária, segurança, trabalho, Câmara Municipal, UERJ, e de movimentos sociais.  É o primeiro conselho do segmento aprovado por lei municipal no Estado do Rio de Janeiro, e que incluiu em sua sigla as pessoas intersexos, além de lésbicas, gays, bissexuais, transsexuais e travestis.

Caberá ao órgão fiscalizar, acompanhar e sugerir políticas públicas pela promoção da cidadania, com a criação do Plano Municipal de Direitos Humanos LGBTQIA+ e por meio de Câmaras Técnicas e Comissões articular melhorias na prestação de serviços nas áreas saúde, educação, segurança, emprego, além de combater o preconceito e a LGTBfobia.

Entre as propostas do Conselho, está a criação de um Centro de Referência LGBTQIA+ no município e programa de capacitação para profissionais de diversas áreas, com campanhas educativas de prevenção a LGBTfobia, além de cursos e seminários de direitos humanos, pelo respeito à diversidade, orientação sexual e identidades de gênero.

Coordenador municipal LGBTQIA+ de Maricá e do Fórum LGBTQIA+, Carlos Alves explicou que o Conselho estará mais focado na articulação com o governo, a Câmara Municipal e a Justiça, e a sociedade civil, principalmente no enfretamento as vulnerabilidades dessa população, apoiando ações para geração de emprego e renda.

“Vamos buscar outras políticas que possam fortalecer o emprego e a renda dessa população vulnerável e pensar em alternativas de inclusão social, dialogando com as empresas também. Precisamos acabar com o preconceito e mudar a mentalidade em nossa cidade. As pessoas não podem ser discriminadas pela sua orientação sexual e identidade de gênero. É preciso inclusão “, disse destacando que o Fórum LGBTQIA+ de Maricá já distribuiu cerca de 100 toneladas de alimentos desde 2020.

A conselheira do Fórum LGBTQIA+, Eliana Fontes de Araújo, falou sobre a satisfação em poder contribuir com a causa. “Estou muito orgulhosa em participar dessa luta, me unir às causas, ouvir as necessidades e lutar junto com o povo”, declarou.

Rei e a Rainha da Parada LGBTI+ são eleitos

Durante a cerimônia de posse, também foram eleitos o rei e a rainha da Parada do Orgulho LGBTI+ de Maricá. A transformista Lunah Lima foi eleita rainha e afirmou que a iniciativa traz solidez para lutar por novas conquistas em Maricá.

“A criação do conselho traz legalidade para as nossas falas, aos nossos questionamentos e para as nossas possíveis respostas e conquistas na evolução desse processo de legitimação de respeito, de igualdade, de formação de opinião. Fiquei muito feliz de ter apresentado e participado de um evento de tamanha importância para Maricá”, disse ao lado do transformista Luciano Rawaxi, que foi coroado rei.

O evento homenageou Marcio Veloso, servidor da Secretaria do Idoso e fundador do Fórum LGBTQIA+ de Maricá, que foi assassinado em abril de 2021, vítima da LGBTfobia; e Safire de Marinely e Andrea Cândida, servidoras da prefeitura de Maricá e ativistas do Fórum LGBTQIA+, que faleceram em 2021 vítimas da Covid-19.

Também participaram do evento o secretário de Cultura Sady Bianchin; a coordenadora da Casa do Conselho Leci Alberti; o vereador Hadesh; o professor Aníbal Gouvêa, da UERJ; Damasceno, subsecretário de segurança; Ademir Dorigo da Fammar (Federação de Associações de Moradores de Maricá); e a transformista Kátia Jones.