Árvore de Natal flutuante ilumina a Lagoa de Araçatiba

Árvore de Natal flutuante ilumina a Lagoa de Araçatiba

18 de dezembro de 2021 0 Por Francisco Avelino

Inauguração na noite de sexta-feira teve queima de fogos sincronizada com música, que atraiu moradores e visitantes a Maricá

Principal atração do Natal Iluminado de Maricá, a árvore flutuante da Lagoa de Araçatiba foi acesa pela primeira vez na noite de sexta-feira (17/12) durante inauguração com queima de fogos de artifícios sincronizada com música natalina, que atraiu moradores e visitantes a Maricá. Com 37 metros de altura, a árvore foi instalada sobre uma plataforma de 284 metros quadrados na lagoa e possui rampa de acesso para cadeirantes verem de perto a iluminação. O evento contou ainda com uma apresentação especial da cantora Marianna Cunha.

O prefeito Fabiano Horta falou sobre a importância do simbolismo que a árvore tem para a cidade. “Estávamos ansiosos por este momento para construir esse clima natalino em nossa cidade, e hoje finalmente concretizamos. Maricá já é uma referência do Natal na nossa região e sem dúvida o mais belo do estado”, afirmou.

A orla de Araçatiba ganhou ainda um espaço de gastronomia de 40 metros quadrados na faixa de areia, bem próximo à árvore de Natal. O túnel de luzes, que fez sucesso em outras edições, está de volta ao bairro.

Para a administradora Adriana Maciel, de 38 anos, a decoração traz uma sensação de paz para quem vai ver. “Eu acho muito bom termos isso tudo tão lindo no quintal de casa, uma cidade que só melhora a cada ano. É ótimo para nós e para os nossos filhos”, afirmou a moradora do Parque Nanci que levou o filho Ryan, de 8 anos, para ver a árvore.

Centro iluminado e com atrações especiais para crianças

A recém-revitalizada Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, abriga outro túnel de luzes e um palco, onde está sendo exibido diariamente o espetáculo teatral infantil “O Acender das Luzes”, sempre a partir das 19h. A praça ganhou decoração especial com caixas de presentes luminosas, pirâmide formada por bolas de Natal e um letreiro com a hashtag #NatalIluminadoMaricá. Nas laterais da igreja de Nossa Senhora do Amparo e da Casa de Cultura há também projeções com referências natalinas.

A Casa Mágica do Noel está aberta à visitação todos os dias a partir das 18h30 e há fiscalização sanitária com medição de temperatura e exigência do comprovante de vacinação contra a Covid-19. O espaço oferece experiências sensoriais inesquecíveis, com estímulos que despertam todos os sentidos em crianças e adultos que forem visitar o “bom velhinho” em sua fábrica de brinquedos.

São sete ambientes climatizados, com decoração que destaca o vermelho e o verde, além de aromas próprios. Em cada um deles, é contada uma história de Natal com áudio e animação numa tela de TV, além da participação de sete atores representando personagens, como duendes e a Mamãe Noel. Na sala do trono, o visitante recebe de brinde uma foto instantânea ao lado do Papai Noel.

Os irmãos Bernardo Francisco, 9 anos, e Gustavo Henrique, 6 anos, ficaram encantados. “Para mim foi uma grande aventura. Eu gostei muito do banheiro e da fábrica de brinquedos”, contou Bernardo. A mãe dos meninos, Karla Verônica Marins, destacou que a casa está mais interativa este ano. “Antes só tinha o Papai Noel, mas agora a gente vê mais animação com os personagens lá dentro. É muito legal”, disse a moradora de Ubatiba.

Itaipuaçu tem árvore radical com parede de escalada

A Praça do Ferreirinha, em Itaipuaçu, tem uma árvore de Natal radical com oito metros de altura e paredes com cordas, pneus e peças para escalada. O bairro também ganhou árvores luminosas com 14,5 metros montadas na Praça da Gaviões e no Centro Administrativo da prefeitura. Outras peças e enfeites semelhantes fazem parte da decoração natalina de Ponta Negra, Barra de Maricá (Avenida João Saldanha); na orla de Guaratiba e na rodovia RJ-106; e nos hospitais municipais Conde Modesto Leal (Centro) e Dr. Ernesto Che Guevara (São José do Imbassaí).