Deputada Zeidan solicita e acompanha vistoria realizada pelo presidente do Inea em Maricá

Deputada Zeidan solicita e acompanha vistoria realizada pelo presidente do Inea em Maricá

16 de dezembro de 2021 0 Por Francisco Avelino

Fotos: Paulo Polônio

O encontro tratou do desassoreamento do sistema lagunar de Maricá

O presidente do Inea, Philipe Campello, esteve em Maricá, numa visita técnica a convite da deputada estadual Zeidan, em 30 de novembro para avaliar as demandas apresentadas ao mandato pela associação de moradores e pescadores de Zacarias (AMORPEZ).

Ao longo da visita, a equipe técnica do Inea fez o percurso de Zacarias até a Lagoa do Padre em Bambuí. Acompanhados da deputada estadual Zeidan e do Presidente do INEA estavam o Subsecretário da Cidade Sustentavel de Maricá, Guilherme Di Cesar da Mota e Silva, representantes da associação de moradores e pescadores de Zacarias, assessores da deputada e os técnicos do INEA.

“Recebi o pedido dos pescadores de Zacarias para intervir junto ao governo do Estado, solicitando as medidas necessárias para equacionar os problemas de assoreamento no sistema lagunar de Maricá que prejudicam a pesca local. Fizemos um ofício ao Inea em 19 de novembro e recebi em meu gabinete a visita do Presidente do INEA em 24 de novembro, quando combinamos a visita a Maricá, realizada no último dia 30.

Nesta visita técnica foi apresentada uma lista de demandas, incluindo: desassoreamento de diversos pontos do sistema lagunar de Maricá, as medidas técnicas necessárias para melhorar a pesca na região e evitar a mortandade dos peixes”, explicou a deputada Zeidan que continua em contato constante com o Inea.

Ainda de acordo com a deputada, pesquisadores da Universidade Federal Fluminense estão elaborando estudos aprofundados com o diagnóstico preciso do sistema lagunar que permitam as ações corretas para as soluções técnicas das demandas apresentadas.