Projeto gratuito de castração de animais em Maricá

Projeto gratuito de castração de animais em Maricá

18 de outubro de 2021 0 Por Natalia Aguiar

Nos dias 20 e 22 de outubro (próximas quarta e sexta-feira) começa a distribuição de senhas para a inscrição no Programa Municipal de Controle Reprodutivo para cadelas que irá castrar gratuitamente 30 animais.

Para conseguir uma senha é necessário comparecer a partir das 8h na Rua Prefeito Hilário Costa e Silva, nº 100, Parque Eldorado. Serão 15 senhas por ordem de chegada na quarta-feira, dia 20, e outras 15 na sexta-feira, dia 22.

O local da distribuição de senhas é a sede da Coordenadoria de Proteção Animal da Prefeitura de Maricá, idealizadora do projeto. “São mais de 4.400 castrações realizadas e vamos abrir outras 30 vagas para cirurgias gratuitas de cadelas”, disse o coordenador de Proteção Animal, Fabiano Novaes.

Mas atenção: para conseguir uma senha é preciso seguir alguns requisitos como ser maior de 18 anos e apresentar cópias dos seguintes documentos: comprovante de residência de Maricá; documento de identidade; CPF; além de comprovante de rendimentos, sendo aceitos NIS (Número de Inscrição Social), Cartão Mumbuca, Bolsa-Família e BPC (Benefício de Prestação Continuada), comprovando, preferencialmente, renda familiar de até três salários mínimos.

E também não serão realizadas cirurgias em cadelas que estiverem no cio, prenhas, sem lactação ou em animais braquicefálicos (boxer, shih-tzu, pug, dentre outros); os animais devem ter entre 5 meses e 6 anos de idade; e apenas será realizada a castração de uma cadela por CPF.

Após a inscrição, uma equipe da coordenadoria irá encaminhar o animal para triagem. Com a avaliação clínica atestando boas condições de saúde, é realizado o agendamento da castração, de acordo com a disponibilidade da clínica credenciada para realização da cirurgia.

Foto: Evelen Gouvêa