Sábado foi dia de caminhada e prevenção ao câncer

2 de outubro de 2021 0 Por Francisco Avelino

Atividade da prefeitura integra as ações do Outubro Rosa e foi realizada nas ruas de São José do Imbassaí

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Promoção e Projetos Especiais, abriu oficialmente, neste sábado (02/10), o calendário de eventos do Outubro Rosa com uma caminhada do Programa Viver Bem pelas ruas de São José do Imbassaí. Durante o mês, a prefeitura irá promover diversas atividades para chamar atenção das mulheres quanto a prevenção ao câncer de mama e de colo do útero.

O grupo partiu de manhã da Arena São José e seguiu até a orla da lagoa, retornando em seguida, num percurso total de três quilômetros com muita animação e palavras de apoio à realização do autoexame pelas mulheres.

“Ficamos felizes em ver essa mobilização pela vida que acontece hoje aqui, e a prevenção precisa mesmo de estímulo e divulgação”, ressaltou o secretário José Alexandre Almeida. “Nos polos do Viver Bem, as alunas terão palestras e videoaulas, por exemplo, para reforçar esse trabalho de conscientização”, acrescentou.

O coordenador do programa, Rogério Peixoto, disse que pretende levar ex-pacientes de câncer de mama para dar depoimentos aos participantes e que também haverá monitoramento das mulheres inscritas no Viver Bem, recentemente incorporado à secretaria.

“Teremos atividades ao longo de todo o mês para elas, para reforçar a prevenção e a noção de que um diagnóstico precoce pode salvar uma vida”, alertou o coordenador.

Entre as mulheres que participaram da caminhada, além da animação, havia ainda a preocupação em expandir a necessidade de se prevenir o quanto antes.

“Eu perdi uma tia para o câncer de mama, mesmo com ela fazendo todo o procedimento. Mesmo assim eu faço sempre. Muitas mulheres não realizam nem o autoexame e nem o preventivo de rotina, o que é importante para nossa saúde”, aconselha a dona de casa Linei Ferreira da Conceição, de 63 anos, que mora em São José de Imbassaí.