Alunos da rede municipal de Maricá participam de oficina sobre educação no trânsito

Alunos da rede municipal de Maricá participam de oficina sobre educação no trânsito

22 de setembro de 2021 0 Por Francisco Avelino

Agentes trabalharam com crianças de escola em Itaipuaçu simulando um ambiente com veículos, faixa de pedestre e apresentação de conceitos de forma prática

A Prefeitura de Maricá, por meio das secretarias de Trânsito (SECTRAN) e Educação, promoveu nesta quarta-feira (22/09) uma oficina sobre educação no trânsito na Escola Municipal Professor Oswaldo Lima Rodrigues, em Itaipuaçu. Alunos da unidade, com idades entre 5 e 8 anos, aprenderam de forma lúdica sobre normas de trânsito, respeito às sinalizações e a importância do uso do cinto de segurança.

“A ações nas escolas são fantásticas porque as crianças aprendem, mas isso atinge também os familiares. Dessa forma, a consciência e a sensibilidade se intensificam, levando maior respeito e um convívio harmônico às ruas”, explicou o secretário de Trânsito, Marcinho da Construção. “O trânsito é feito por pessoas, então o respeito às leis e ao espaço de cada um é essencial. Tentamos uma abordagem educativa e ficamos muito felizes com o resultado, tanto que queremos levar a atividade a todas as escolas da cidade”, completou.

Crianças testam o aprendizado

Os alunos que participaram da ação na E.M. Professor Oswaldo Lima Rodrigues estavam empolgados com a atividade, mostrando que as leis de trânsito estão ao alcance de todos. Monique Brandão, de 8 anos, afirmou que os conhecimentos serão passados também à família.

“Eu aprendi nessa atividade que temos que respeitar o sinal de trânsito e usar sempre o cinto de segurança. Achei bem legal e vou ensinar tudo que aprendi aos meus pais assim que chegar em casa”, disse.

Alana Cecília Marques, também de 8 anos, destacou o aprendizado sobre sinalização de trânsito.

“Tive contato com muitas coisas bacanas aqui. Aprendi sobre os sinais de trânsito, os momentos que temos de parar e prestar atenção na rua e nos veículos que passam. Meus pais vão ficar contentes e tentarei ajudar também com o que conheci”, pontuou.

Como funciona o projeto

Nas ações, as crianças participam ativamente e aprendem se divertindo. Os agentes de trânsito da Sectran simulam um trânsito mirim, com veículos, faixa de pedestre e apresentação de conceitos de forma prática, de fácil entendimento. Ao final da atividade, todos os participantes recebem uma habilitação infantil simbólica, com observações de bom comportamento e boas normas no trânsito.

“Esse trabalho foi iniciado para fazer com que as crianças sejam impactadas de verdade, formando melhores condutores no futuro. É gratificante ter esse contato e passarmos algo que terá um impacto positivo, fazendo com que criem consciência e levem também aos pais.”, reforçou a coordenadora operacional da Secretaria de Trânsito, Liana Borges, responsável por ministrar a oficina.

Continuidade das ações educativas

O projeto nas escolas faz parte da Semana Nacional de Trânsito, iniciada em 18/09 e com término neste sábado (25), contando também com ações de conscientização nas vias de grande movimentação da cidade. A ideia é que a campanha com as crianças continue após a semana, levando a educação de trânsito a unidades de ensino de todo o município.

As atividades com os alunos seguem nesta quinta-feira (23) no Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Professora Ondina de Oliveira Coelho, no Centro. Na sexta-feira (24), a Escola Municipal Clério Boechat de Oliveira (Flamengo) recebe a ação às 9h, e a Escola Municipalizada de Inoã sedia o evento às 14h.