Museu do Amanhã recebe sala e oficinas do projeto Mulher Cidadã.

19 de agosto de 2021 0 Por Francisco Avelino

O projeto “Mulher Cidadã” inaugurou, nesta quinta-feira (19),  sua nova sala no Museu do Amanhã. A iniciativa da Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Mulher (SPM-Rio), conta, neste novo espaço, com parceria da Secretaria Municipal de Cultura e apoio da Subprefeitura do Centro. Esta é a terceira sala do projeto, que está presente também na Vila Olímpica Clara Nunes, em Acari, e  no Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande.

A abertura da sala contou com a realização da oficina “Fotografia de Celular para Empreendedoras”, realizada pela voluntária Ana Bia Novais. Nesta oficina foram compartilhadas dicas acessíveis e práticas de iluminação, edição e outras técnicas valiosas para se obter boas imagens dos produtos, colaborando, desta forma, com o crescimento das vendas. 

“Queremos proporcionar o encontro, a troca e a conexão das mulheres com a cidade e os serviços da prefeitura. Agradecemos muito a parceria com o Museu do Amanhã. É fantástico que as mulheres além de participar das oficinas possam conhecer o museu e suas exposições. É pela vida e pela promoção das mulheres.”, destacou a Secretária de Políticas e Promoção da Mulher, Joyce Trindade.

Serão realizadas também ao longo dos meses de agosto e setembro oficinas de redação voltadas para o ENEM, e de Organização Financeira para impulsionar a Autonomia da Mulher. Todas as oficinas são gratuitas e oferecidas por voluntárias.

“Uma das diretrizes estratégicas do MdA é incentivar a divulgação e produção científica de forma mais ampla na sociedade, e promover atividades que incentivem o aumento da participação de meninas e mulheres no campo científico é fundamental para cumprir metas de desenvolvimento da sociedade, como a redução da desigualdade de gênero”, afirma Maria Garibaldi, diretora de Desenvolvimento de Públicos e Relacionamento do Museu do Amanhã.

Outra novidade é que as inscrições gratuitas para as oficinas oferecidas nas salas “Mulher Cidadã” serão ainda mais acessíveis. A partir de hoje, 19 de agosto, as mulheres interessadas  poderão se inscrever pelos canais da Central de Atendimento ao Cidadão 1746, pelo telefone (Disque 1746), site (www.1746.rio) e whatsapp (21 3460-1746). A iniciativa é uma parceria com a Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública, que também disponibiliza nos canais do 1746 informações sobre a rede de atendimento à mulher em situação de violência e serviços de notificação de assédio nos transportes e de violência obstétrica.

A iniciativa visa conectar mulheres que desejam compartilhar seus conhecimentos com outras mulheres, através de atividades voluntárias, formando uma verdadeira rede de trocas e aprendizado, com local de atuação em diferentes equipamentos públicos. Já são mais de 150 voluntárias inscritas em diferentes regiões da cidade. E mais de 700 mulheres inscritas para participar das oficinas.