Cultura realiza Live de abertura da I Mostra Online de Cinema de Maricá

Cultura realiza Live de abertura da I Mostra Online de Cinema de Maricá

17 de junho de 2021 0 Por Francisco Avelino

Acontece neste sábado (19/06), Dia Nacional do Cinema, às 19h, a Live de abertura da I Mostra Online de Cinema de Maricá. A iniciativa tem o objetivo de apresentar ao público maricaense tudo que vai rolar nos 10 dias do evento que, devido a pandemia de Covid-19, será totalmente online.

Transmitida pelas páginas da Prefeitura e da Secretaria de Cultura no Facebook e no YouTube, a Live de abertura vai girar em torno de um importante debate a respeito do protagonismo da cultura na vida das pessoas.

Grandes nomes do cinema já estão confirmados, entre eles, Flávio Tambellini, roteirista e produtor; Jayme Monjardim, diretor; Sílvio Tendler, cineasta e historiador; Cavi Borges, diretor, produtor e curador da I Mostra Online de Cinema de Maricá; além de Sady Bianchin, diretor, poeta e secretário de Cultura de Maricá.

 “Essa é uma Live de introdução. Ela vai abrir oficialmente o festival com a contribuição de importantes profissionais do cinema. Todos os convidados são pessoas experientes que vão dialogar sobre a relevância da arte e do cinema para a vida das pessoas, ainda mais nesse período delicado de pandemia em que a arte tem ajudado a salvar vidas”, avaliou Cavi.

Cavi destacou ainda que normalmente as pessoas não enxergam a importância e a presença da arte no dia a dia e que infelizmente essa desvalorização também está presente no atual governo federal, por isso, iniciativas como as de Maricá são muito necessárias.

“A arte salva, a arte cura, a arte nos ajuda psicologicamente e emocionalmente a superar as dificuldades. É preciso valorizar a arte, valorizar o cinema que nada mais é que a união de todas as outras expressões artísticas, junção da fotografia, da dança, da música, da poesia, do jornalismo e muitas outras. Arte não é supérfluo, arte é fundamental”, frisou Cavi.

Para o cineasta Sílvio Tendler, um dos convidados do debate e que terá três filmes exibidos na mostra, o dia 19 de junho representa um dia de resistência e de luta, perfeito para um debate sobre cultura.

“Maricá é uma cidade que luta e que prestigia a arte, a cultura e o cinema como instrumentos de transformação. Juntando todas as lutas do dia 19 faremos um grande encontro, um grande debate sobre o cinema, sobre a arte, sobre a importância da cultura e Maricá será o centro desse debate”, disse Sílvio Tendler.

“Arte e pensamento são ferramentas para transformação social. Nosso objetivo é levar cultura e cinema para a casa das pessoas. Neste momento de pandemia, a melhor maneira de entreter é com alegria e reflexão para pensar o novo normal e o novo amanhã”, concluiu o secretário de Cultura Sady Bianchin.

A I Mostra Online de Cinema de Maricá acontece de 21 a 30 de junho. Entre as obras apresentadas estão documentários sobre artistas, poetas, pensadores e músicos brasileiros, além de filmes premiados em festivais nacionais e internacionais. Ao todo serão 30 sessões em 10 dias de evento, transmitidas pelas páginas da Prefeitura de Maricá e da Secretaria de Cultura no Facebook e Youtube, às 16h, 19h e 21h.