Maricá tem equipamento de média complexidade para pessoas que vivem nas ruas

Maricá tem equipamento de média complexidade para pessoas que vivem nas ruas

30 de abril de 2021 0 Por Francisco Avelino

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Assistência Social, instituiu, no Centro da cidade, um equipamento de média complexidade dedicado à Proteção Social Especial para o tratamento de pessoas que se encontram em situação de rua.

Segundo o secretário de Assistência Social, Jorge Castor, o Centro Pop, como é denominado o equipamento, é um importante aliado na valorização da vida dessa população de rua. “Mais responsabilidade, integridade e respeito a esse morador independente da idade. No Centro Pop, eles tem atendimento, alimentação, toda a parte de higiene. Temos em nossa equipe assistentes e psicólogos que vão ajudar esses moradores”, declarou.

Castor disse ainda que com o abrigo, o Centro Pop forma um conjunto para atender essa população invisível. “O Centro Pop recebe recursos que facilitam muito. Dá uma atenção maior, estrutura e oportunidade para que esses moradores retornem para as suas casas, porque ninguém quer morar na rua. Através de um simples documento, por exemplo, muitas vezes nós conseguimos descobrir suas famílias e fazer com que eles retornem aos seus lares”, esclareceu.

Funcionando no espaço que era destinado para o Serviço de Atendimento Psicossocial Álcool e outras Drogas (Sapad), o Centro Pop contempla um atendimento para o reforço da cidadania, o fortalecimento de vínculos e o acesso a direitos sociais através de espaços de convivência; atendimento individualizado; grupos e oficinas.

Durante o atendimento individualizado, os usuários receberão ajuda para retirar documentos, serem inseridos em benefícios sociais e previdenciários, tirar dúvidas sobre questões jurídicas e sociais e até mesmo serem reinseridos em seus ambientes familiares. Além disso, todos poderão realizar sua higiene pessoal em local apropriado, com a garantia de três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar).

É importante ressaltar que a cidade conta com a Casa Abrigo Ernani Gomes Duarte, à disposição de todos que desejam sair das ruas. O imóvel fica na Rua Tenente Coronel Aviador Roberto de Souza Machado, n° 18, quadra 159 no Jardim Balneário em Araçatiba.

Já os usuários do Sapad que eram atendidos neste local, serão encaminhados para dar continuidade a seus tratamentos em outros locais do município. Por conta das medidas de proteção sanitária contra a pandemia, reuniões poderão ser feitas quando se tratar de casos mais complexos. Sendo assim, não haverá mais acolhimento para atendimento psicossocial de álcool e drogas.

O Centro Pop já está em funcionamento de segunda à sexta-feira, das 8h às 19h, na Rua Fúlvio Chebabe Guida, n° 32 (Centro). Mais informações pelo telefone 3731-0875.

Serviço: Centro Pop

Endereço: Rua Fúlvio Chebabe Guida, n° 32, no Centro.

Telefone: 3731-0875.

Horário: De segunda à sexta das 8h às 19h

  • Casa Abrigo Ernani Gomes Duarte

Endereço: Rua Tenente Coronel Aviador Roberto de Souza Machado, n° 18, quadra 159 – Jardim Balneário – Araçatiba.