Itaboraí vai iniciar vacinação para idosos de 74 e 73 anos

Itaboraí vai iniciar vacinação para idosos de 74 e 73 anos

19 de março de 2021 0 Por Francisco Avelino

Foto: Divulgação Secom de Prefeitura de Itaboraí

Cumprindo todas as etapas previstas no Plano Nacional de Imunização (PNI) com um planejamento estratégico e cauteloso, o município conseguirá dar um mais um importante passo na vacinação da população contra Covid-19. Na próxima terça-feira (23/03), os 16 polos de referência da vacinação espalhados pelo município estarão com as portas abertas, de 10h às 15h, para idosos de 74 anos, e moradores de Itaboraí, garantirem a primeira dose da vacina. No dia seguinte, quarta-feira (24/03), será a vez da população com 73 anos.

É importante não esquecer de levar documento de identificação com foto e comprovante de residência. Os 16 locais estratégicos são: Posto de Saúde Prefeito Milton Rodrigues da Rocha, no Centro; a Policlínica de Especialidades Médicas Vereador José de Oliveira Filoco (PEMVJOF), em Manilha; e a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Chácaras Sambaetiba.

Além de 13 Unidades de Saúde da Família (Reta Velha, Quissamã, Areal, Visconde, Agro Brasil, Planalto Marambaia, Cabuçu, Nova Cidade, São Joaquim, Santo Expedito, Itambi, Bairro Amaral e Aldeia da Prata).

“Temos pressa para vacinar toda a população, mas precisamos fazer um planejamento cauteloso e prudente. Não podemos convocar os idosos aos postos e não ter vacina para aplicar. Nosso cronograma segue criteriosamente as etapas previstas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado de Saúde”, explicou o secretário municipal de Saúde, Sandro Ronquetti.

Foto: Divulgação Secom de Prefeitura de Itaboraí

Além da ampliação da vacinação para estas faixas etárias, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) também incluiu no calendário da próxima semana, um dia específico para que idosos com idades acima de 75 anos, que porventura perderam a data, possam receber a primeira dose da vacina. A ‘repescagem’ será realizada na quinta-feira (25/03), também de 10h às 15h, nos 16 polos estratégicos.

Nesta quinta-feira (18/03), o município recebeu uma nova remessa de imunizantes, contendo 2.620 doses (D1) da Coronavac (Instituto Butantan/Sinovac), enviada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ).

Segunda dose

Itaboraí encerra, nesta semana, a aplicação da segunda dose da vacina Coronavac para idosos acima de 85 anos, além de pacientes acamados. Nas próximas terça (23) e quarta-feira (24), a vacinação final será para idosos, cuja data atinja o prescrito na caderneta de vacinação (obrigatório apresentação), no horário compreendido entre 10h e 15h, nos 16 polos de referência. Nesta quinta-feira (18/03), o município recebeu uma nova remessa de imunizantes, contendo 2.070 doses (D2) da Coronavac (Instituto Butantan/Sinovac), enviada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ).

Confira os 16 polos de vacinação:
– Posto de Saúde Prefeito Milton Rodrigues da RochaEndereço: Avenida Vereador Hermínio Moreira, 206, Centro.
– Unidade de Saúde da Família Lizete Fernandes de Souza (USF Reta Velha)Endereço: Rua Dois, Praça Claudinei Santos Tavares, Esperança.
– Unidade de Saúde da Família Vereador Eugênio Marins Coutinho (USF Quissamã)Endereço: Rua César Xará, 666, Quissamã.
– Unidade de Saúde da Família Wanderley Vieira de Almeida (USF Areal)Endereço: Avenida Carlos Lacerda, Areal.
— Unidade de Saúde da Família Dimas Monteiro Nogueira (USF Visconde)Endereço: Avenida Presidente Médici, Visconde de Itaboraí.
– Unidade de Saúde da Família (USF) Agro BrasilEndereço: Rua B, lt. 44 qd. 9, Parque Nova Friburgo.
— Unidade Básica de Saúde (UBS) Chácaras SambaetibaEndereço: Largo da Estação, Chácaras Sambaetiba.
– Unidade de Saúde da Família (USF) Planalto do MarambaiaEndereço: Rua Tocantins, lt. 4, qd 20, Marambaia.
– Policlínica de Especialidades Médicas Vereador José de Oliveira Filoco (PEMVJOF)Endereço: Rodovia BR-493, km 0, Manilha.
– Unidade de Saúde da Família Virgílio Ribeiro Lopes (USF Cabuçu)Endereço: Estrada Vereador Antônio Cícero, Cabuçu.
– Unidade de Saúde da Família Maria Ferreira dos Santos (USF Nova Cidade)Endereço: Avenida Américo da Costa Cardoso, Nova Cidade.
– Unidade de Saúde da Família Edith Maria de Oliveira (USF São Joaquim)Endereço: Rua José Leandro, Retiro São Joaquim.
— Unidade de Saúde da Família José Ednaldo Mendes (USF Santo Expedito)Endereço: Rua Desembargador Augusto Galvão, 242, Santo Expedito.
– Unidade de Saúde da Família Antônio Bravo Peccini (USF Itambi)Endereço: Rua Rui Barbosa, Itambi.
— Unidade de Saúde da Família Jorge José da Silva (USF Bairro Amaral)Endereço: Estrada Prefeito João Batista Caffaro, qd. M, Grande Rio.
– Unidade de Saúde da Família Otacílio José Rafael (USF Aldeia da Prata)Endereço: Rua Três, Aldeia da Prata.