15 de março: Dia do consumidor

15 de março: Dia do consumidor

15 de março de 2021 0 Por Poliana Esteves


O dia 15 de março é uma data importante para chamar a atenção para o esforço, por parte do poder público e de toda a sociedade, da necessidade de se preservar e proteger os direitos do consumidor.

Com a pandemia esse dia do Consumidor é importante data para varejistas de moda, eletrônicos, alimentos e outros segmentos conquistarem clientes.

Muitas lojas oferecem descontos significativos para os consumidores, podendo chegar a oferecer neste ano até 80% de desconto, como é o caso de alguns dos grandes varejistas do comércio, entre elas estão grandes nomes como Amazon, Ifood, Extra, shopee etc. Que oferecem hoje além de descontos em alguns casos frete grátis também.

No Brasil, a discussão sobre direitos do consumidor no dia de 15 de março ganha relevância nos anos 90, com a entrada em vigor do Código de Defesa do Consumidor, de 1990, legislação pioneira no país com orientações para consumidores que eventualmente se sentiram lesados numa relação comercial.A partir desta lei, estados e municípios tiveram amparo legal para criar órgãos dedicados às reclamações de consumidores – os famosos Procons atualmente espalhados pelas principais cidades do país.