EPT transfere início da operação das vermelhinhas para terça-feira (09/03)

EPT transfere início da operação das vermelhinhas para terça-feira (09/03)

5 de março de 2021 0 Por Francisco Avelino

Bicicletas gratuitas – Foto: Marcos Fabrício

A Prefeitura, através da Empresa Pública de Transportes (EPT), decidiu transferir o início da operação das bicicletas de uso gratuito, que estava marcado para esta sexta-feira (05/03), para a próxima terça-feira (09/03).

A intenção do município é a de promover o inicio desse importante projeto de mobilidade com todas as estações previstas para esta fase implantadas e com o sistema de cadastro, controle e liberação das bikes em plena operação.

Ao todo, serão 20 estações com 10 bicicletas cada, totalizando 200 vermelhinhas. Nesta primeira fase, o projeto vai incluir a Praça de Itapeba, o Centro de Esportes Unificados (CEU), a Mumbuca, a Rodoviária do Centro e a Prefeitura.   

Para utilizar as vermelhinhas, os interessados terão que efetuar seus cadastros através do aplicativo da EPT – informando dados pessoais e um número de cartão de crédito como forma de segurança em casos de perda ou roubo das bikes, sem nenhum valor cobrado pela utilização. Quem não tiver ou não quiser informar um cartão de crédito, terá que realizar o cadastro presencialmente na sede da empresa, levando documento de identidade, CPF e comprovante de residência. 

Após o cadastramento, o morador estará apto a utilizar as bicicletas pelo período de uma hora, de segunda à sexta-feira. Já nos fins de semana e feriados, o tempo de utilização permitido será de duas horas. Lembrando que, após o uso, a bicicleta deve ser devolvida à estação e a reserva de outra vermelhinha só será liberada com, no mínimo, 15 minutos de intervalo.

Cada estação contará, ainda, com álcool gel à disposição dos usuários, que deverão fazer a higienização da bicicleta antes do uso, a exemplo do que já acontece em carrinhos de compras em supermercados.  

Menores de idade não poderão se cadastrar. Apenas pessoas com mais de 18 anos. Mas, poderão usar as bicicletas se incluídas nos cadastros de seus pais. Ainda de acordo com a EPT, uma licitação já está sendo feita para a aquisição de bicicletas infantis e destinadas a pessoas com deficiência.