POLÍCIA CIVIL E PROCON-RJ REALIZAM OPERAÇÃO E 9 AGÊNCIAS DE CARROS SÃO AUTUADAS POR IRREGULARIDADES, FRAUDES E PROPAGANDA ENGANOSA

POLÍCIA CIVIL E PROCON-RJ REALIZAM OPERAÇÃO E 9 AGÊNCIAS DE CARROS SÃO AUTUADAS POR IRREGULARIDADES, FRAUDES E PROPAGANDA ENGANOSA

3 de março de 2021 0 Por Poliana Esteves

Na manhã de 02/03, policiais civis da DECON e agentes do PROCON/RJ, realizaram ação fiscalizatória em diversas agências de compra e venda de veículos na avenida Intendente Magalhães. Os procedimentos investigativos foram iniciados após diversos consumidores terem procurado a Polícia Civil relatando irregularidades nos estabelecimentos.

Verificou-se que diversos financiamentos de crédito foram feitos irregularmente, sem a anuência do consumidor. Em alguns casos, o valor solicitado pelo cliente era duas vezes menor que o efetivamente contratado, acarretando, com isso, uma dívida fraudulenta e desproporcional. Em outros casos, o documento assinado pelo cliente no momento da solicitação de crédito, não era o mesmo enviado para as financiadoras, o que em alguns casos o empréstimo saia em nome de terceiros não participantes da relação contratual.Além das irregularidades criminais, a presente ação visa apurar irregularidades administrativas praticadas pelos comerciantes.Todas as lojas vistoriadas apresentaram irregularidades nas suas ofertas online, tanto em sites próprios, como em sites destinados a anúncios de venda de automóveis.

Foi constatadoo indício de propaganda enganosa, o valor dos veículos informados na internet era o correspondente à parcela a ser financiada e, somente ao final, com letras miúdas, era informado que deveria ser acrescentada uma entrada ao valor. Todas as publicidades induziam o consumidor a acreditar que o preço informado era do carro à vista. No entanto, os fiscais constataram que no momento de formalizar a compra, havia outro valor de tabela para cada veículo. Além disso, nenhuma loja exibia os preços dos veículos, e as informações no site não eram passadas de forma clara ao consumidor.