RJ inicia vacinação em idosos nesta semana; veja calendário

RJ inicia vacinação em idosos nesta semana; veja calendário

1 de fevereiro de 2021 0 Por Francisco Avelino

Imunização na capital acontece em clínicas da família, centros municipais de saúde e 10 pontos drive-thru. Niterói altera grupo que será vacinado nessa nova fase.

Orlando Drummond e Nelson Sargento são vacinados em evento no Palácio da Cidade

O estado do Rio de Janeiro inicia nesta semana a fase da vacinação da Covid-19 que prioriza os idosos em geral. Na capital, a imunização tem início nesta segunda-feira (1º) nas clínicas da família, centros municipais de saúde e 10 pontos drive-thru.

Niterói alterou o calendário de vacinação e vai priorizar idosos a partir de 90 anos na nova etapa da imunização que começa nesta segunda-feira (1º). Antes da mudança, o grupo que receberia a vacina era composto por profissionais de saúde com mais de 60 anos que não estão na linha de frente. (veja mais detalhes no final da reportagem).

No domingo (31), o ator Orlando Drummond, de 102 anos, e o compositor Nelson Sargento, de 96, foram vacinados em uma cerimônia simbólica.

“Eu sou Orlando Drummond, pioneiro da televisão e outras coisas mais, e me sinto muito orgulhoso de aos 102 anos estar aqui falando alguma coisa. Muitíssimo obrigado”, disse o ator.

Compositor Nelson Sargento é vacinado no Palácio da Cidade — Foto: Reprodução/TV Globo

A partir desta segunda-feira (1º) e até o fim de fevereiro, a vacinação será escalonada para a população da terceira idade.

Nesta primeira semana, serão vacinadas pessoas acima de 95 anos. Para cada dia da semana haverá uma idade específica.

A campanha mobilizará 236 clínicas da família e centros municipais de saúde, além de pontos drive-thru.

VÍDEOS: Veja o calendário de vacinação para idosos a partir de 1º de fevereiro

O calendário de vacinação para idosos a partir de 1º de fevereiro

Confira o calendário

Na semana passada, o secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, anunciou que a imunização seguirá as seguintes datas:

Calendário de vacinação para idosos no Município do Rio — Foto: Infografia: Fernanda Garrafiel/G1

Primeira semana

  • Pessoas com 99 anos ou mais: segunda (1º);
  • 98 anos: terça (2);
  • 97 anos: quarta (3);
  • 96 anos: quinta (4);
  • 95 anos: sexta (5);
  • Repescagem para quem tem 95 anos ou mais: sábado (6).

Segunda semana

  • 94 anos: dia 8 (segunda);
  • 93 anos: dia 9 (terça);
  • 92 anos: dia 10 (quarta);
  • 91 anos: dia 11 (quinta);
  • 90 anos: dia 12 (sexta);
  • Repescagem para quem tem 90 anos ou mais: dia 13 (sábado).

Terceira semana

  • 89 anos e repescagem para quem tem mais: dia 15 (segunda);
  • 88 anos: dia 16 (terça);
  • 87 anos: dia 17 (quarta);
  • 86 anos: dia 18 (quinta);
  • 85 anos: dia 19 (sexta);
  • Repescagem para quem tem 85 anos ou mais: dia 20 (sábado).

Quarta semana

  • 84 anos: dia 22 (segunda);
  • 83 anos: dia 23 (terça);
  • 82 anos: dia 24 (quarta);
  • 81 anos: dia 25 (quinta);
  • 80 anos: dia 26 (sexta);
  • Repescagem para quem tem 80 anos ou mais: dia 27 (sábado).

“O nosso objetivo é que as pessoas se vacinem o quanto antes, mas respeitando o seu dia, a sua data, para não ter aglomeração”, disse Soranz.

O secretário de Saúde disse ainda que terá doses suficientes para todos os idosos: “Já estava na previsão desde o início. A gente recebe, na próxima semana, mais doses de CoronaVac do Instituto Butantan e também tem outras vacinas para chegar ao longo de fevereiro.”

Outras cidades do RJ

Em Magé, vacinação para idosos acima de 85 anos começa na segunda-feira (1). Caxias passa a vacinar pessoas com mais de 80 anos na quarta-feira (3). — Foto: Reprodução/TV Globo
Em Magé, vacinação para idosos acima de 85 anos começa na segunda-feira (1). Caxias passa a vacinar pessoas com mais de 80 anos na quarta-feira (3). — Foto: Reprodução/TV Globo

Magé

Em Magé, a vacinação para idosos a partir de 85 anos começa nesta segunda-feira (1º). O município afirma ter recebido 4.935 doses.

O centro de imunização é o principal polo de atendimento e vai vacinar todos os idosos acima de 85 anos que comparecem das 8h às 17h, na Rua Getúlio Pereira s/nº, atrás do Hospital Municipal de Magé, centro do 1º Distrito.

As unidades de saúde da família atenderão das 9h às 16h com o seguinte esquema: uma equipe de vacinação na base e outras equipes auxiliares que farão a imunização volantes dos idosos acamados já cadastrados e informados previamente da visita. Eles contarão com escolta da Polícia Militar e da Guarda Municipal.

Duque de Caxias

Em Duque de Caxias, idosos a partir dos 80 anos começarão a ser vacinados na quarta-feira (3). O cronograma de vacinação deste segundo grupo, que deverá acontecer nas unidades básicas de saúde, será divulgado nos próximos dias.

Até o momento já foram aplicadas 5.815 doses da CoronaVac (todo o quantitativo de doses recebidas pelo município) e 6.986 vacinas da Oxford/AstraZeneca (do total de 7.090 recebidas) já foram entregues às unidades de saúde das redes municipal e privada, para dar continuidade a imunização dos profissionais de saúde, além dos idosos asilados.

Outras cidades da Baixada Fluminense — Nova Iguaçu, São João de Meriti, Belford Roxo e Mesquita — continuam na primeira fase, com vacinação para os profissionais de saúde.

Niterói inicia a vacinação de profissionais da saúde com mais de 60 anos na segunda-feira (1). — Foto: Reprodução/TV Globo

Niterói

Niterói começaria a vacinar profissionais de saúde com mais de 60 anos e que não estão na linha de frente a partir desta segunda-feira (1º), mas o grupo foi substituído por idosos a partir de 90 anos. O atendimento será feito das 8h às 16h30 nas policlínicas dos bairros São Lourenço, Santa Rosa, Itaipu e Barreto.

Para receber a imunização será necessário levar documento de identidade.

A prefeitura informou que entende que, pela vulnerabilidade dos idosos acima de 90 anos, esse grupo deveria ser prioritário em relação aos demais profissionais de saúde que não estão na linha de frente e não são do grupo de risco.

A vacinação dos profissionais de saúde acima de 60 será retomada assim que novas doses forem entregues pelo Ministério da Saúde à cidade.

Fonte: G1 Rio de Janeiro