Maricá compra 440 mil doses da vacina contra Covid junto ao Instituto Butantan

Maricá compra 440 mil doses da vacina contra Covid junto ao Instituto Butantan

12 de dezembro de 2020 0 Por Francisco Avelino

Segundo a Prefeitura Municipal de Maricá assinou nesta sexta-feira (11/12) um termo de entendimento com o Instituto Butantan para compra de 440 mil doses da vacina Coronavac contra a Covid-19.

A vacinação começa em janeiro de 2021 e a prefeitura já está fazendo o plano de imunização da cidade. Maricá é a terceira cidade no estado a buscar vacinas contra o coronavírus.  

Segundo o memorando, o processo de distribuição dos frascos contendo a vacina se dará a partir de janeiro de forma escalonada, com entregas adicionais em fevereiro e com maior volume a partir de maio.

O Instituto Butantan já está produzindo 1 milhão de doses por dia e Maricá está inserida nesse contexto. A distribuição, no entanto, está condicionada ainda ao aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).  

“O Butantan entregará até o dia 15 de dezembro todos os estudos feitos dos testes de aplicação da vacina. Como a Anvisa já publicou uma orientação de urgência para as vacinas contra a Covid-19, talvez isso possa se resolver nas próximas semanas”, disse o diretor-presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), Celso Pansera, que assina o memorando pela Prefeitura de Maricá.  

Devido à urgência para distribuição da vacina por conta ainda do avanço da pandemia, Celso Pansera comemorou a velocidade com que foi feita assinatura do memorando. “É uma vitória, um avanço enorme feito com o Butantan em tempo recorde. Começamos a negociar com eles na 2ª feira e agora na 6ª feira já temos o protocolo assinado pelas duas instituições, o ICTIM e Instituto Butantan”, afirmou.   

Paralelo aos trâmites legais para a chegada da vacina em Maricá, segundo Pansera, a Prefeitura já está preparando um conjunto de ações para o recebimento da vacina. “Há um comitê de emergência que está trabalhando com as demais necessidades que é preparar a compra das agulhas, das seringas, treinar as equipes e organizar cronogramas e grupos prioritários. Há toda movimentação por parte da Prefeitura para atender a população na velocidade que for possível a partir do momento que a Avisa aprovar o uso da vacina”, finalizou.