Prefeitura divulga resultado preliminar do edital Claudinho Guimarães

11 de dezembro de 2020 0 Por Francisco Avelino

A Secretaria de Cultura divulgou na quarta-feira (09/12), no Jornal Oficial de Maricá (JOM), o resultado preliminar do edital Claudinho Guimarães (iniciativa batizada em homenagem ao cantor e compositor, morador de Maricá, que faleceu em junho deste ano). O edital de apoio à classe artística do município nesse momento de pandemia foi lançado com base na Lei Federal 14.017/2020, a Lei Aldir Blanc, e prevê o subsídio de R$ 1.500 para cada um dos 122 habilitados, de acordo com os critérios estabelecidos pela equipe de seleção.

Os artistas que não foram selecionados podem entrar com recurso até esta sexta-feira (11/12) através do e-mail : editalclaudinhoguimaraes@gmail.com.

Sem poderem se apresentar em casas de shows, lonas culturais ou espaços públicos, muitos deles ainda fechados por conta da pandemia, os artistas se viram sem sua principal fonte de renda.

“O edital Claudinho Guimarães veio complementar a Lei Aldir Blanc em um processo que permite ter um instrumento para a transformação dessa realidade nesse ano atípico que estamos vivendo de pandemia. É uma espécie de aliviar um pouco essa asfixia da classe artística dos trabalhadores da cultura”, afirmou o secretário de Cultura, Sady Bianchin.

Ao todo o edital disponibilizou 150 vagas e 137 artistas de diversos segmentos se inscreveram no processo. “Não queremos somente fazer essa questão do repasse, mas queremos pensar nas políticas culturais mais possíveis e horizontais para todos os setores dessa cidade”, reforçou Bianchin.

Participaram da seleção pessoas físicas,  maiores de 18 anos, que precisavam comprovar serem moradoras de Maricá há pelo menos três meses, além de comprovar a atuação profissional na área cultural há mais de um ano.

Como contrapartida, os selecionados deverão realizar atividades culturais gratuitas, de forma presencial, quando possível; em transmissões online promovidas pela Prefeitura de Maricá; ou ainda em forma de vídeos, com duração entre 15 e 45 minutos, a serem exibidos a critério da administração municipal.

Caso algum participante não tenha sido selecionado, ele terá o prazo de dois dias, a contar da publicação no JOM, para entrar com recurso pelo mesmo site em que foi feita a inscrição.

Depois de concluídas todas as etapas, a previsão é que até o dia 22 de dezembro  seja feito o repasse aos selecionados.