Vigas montadas na ponte da Estrada dos Cajueiros

Vigas montadas na ponte da Estrada dos Cajueiros

1 de dezembro de 2020 0 Por Francisco Avelino

Três meses depois da derrubada da antiga ponte sobre o rio Bambu, a primeira construída na Estrada dos Cajueiros, as vigas da nova peça viária foram instaladas nesta terça-feira (01/12) ao lado da outra ponte que havia sido aberta aos veículos em abril.

As quatro estruturas foram içadas com uso de um guindaste e colocadas sobre as cabeceiras nas duas margens do curso d’água. A próxima etapa será a colocação e amarração das lajes sobre as quais serão feitas a faixas de rolamento. A passagem terá 26,40 metros de comprimento e 13,70 de largura.

Foto: Divulgação das Vigas da Ponte do Cajueiro

A previsão é que a nova ponte fique pronta até janeiro. A intervenção é parte da obra de duplicação da estrada, que liga Itaipuaçu à rodovia RJ-106, na altura do quilômetro 17, cujo nome oficial é Estrada Oscar Vieira da Costa Júnior.

Os trabalhos foram iniciados pela Prefeitura de Maricá em 2018 e incluem ainda nova pavimentação e iluminação. As pistas terão uma largura total de 21 metros, com pistas de rolamento de 7 metros cada, acostamento e 2 metros de ciclofaixa na divisória das pistas. Também haverá a construção de novas calçadas em ambos os lados.

Foto: Divulgação das Vigas da Ponte do Cajueiro

Antes desta, Itaipuaçu deve ainda ter outras quatro pontes este mês. Essas novas peças estão com intervenções avançadas nas ruas 53, 70, 116 e 128, todas sobre o canal da Costa e ligando a Rua Antônio Marques Mathias (antiga rua 36) e a Avenida Oscar Niemeyer (antiga 37), esta última quase integralmente pavimentada.

Foto: Divulgação das Vigas da Ponte do Cajueiro

Em fevereiro, antes do início da pandemia do novo coronavírus, foi entregue à população a nova ponte da Rua Douglas Marques Rienti (antiga Rua 83), com 10 metros de largura e 37 de extensão. A passagem foi erguida em pouco mais de três meses e tem duas faixas de rolamento, o que permite a circulação em dois sentidos simultaneamente. O mesmo modelo será adotado nas próximas pontes.